Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pedidos de mediação de crédito duplicaram em 2012

Maioria dos processos de mediação recebidos por Clara Machado incidiram sobre a reestruturação e a consolidação de créditos.

Processos de mediação de crédito aumentaram 41% em 2011
31 de Julho de 2013 às 12:44
  • ...

Aumentou o número de pedidos de mediação de crédito. Em 2012, foram abertos 503 processos, de acordo com o relatório anual publicado esta quarta-feira, o que representa um crescimento de 100% face ao ano anterior. Este forte aumento explica-se pelo crescente número de pedidos de reestruturação e a consolidação de créditos por parte dos portugueses.

 

Dos 503 processos abertos, “244 deram origem a processos de mediação”. Esta tendência de crescimento de pedidos de mediação mantém-se no arranque deste ano. “De assinalar que, nos primeiros dois meses de 2013, foram abertos 109 processos, número que compara com os 81 processos abertos no período homólogo de 2012”, realça o relatório da entidade presidida por Clara Machado.

 

“Considerando as mediações associadas aos processos abertos em 2012, a taxa de sucesso  ultrapassou ligeiramente os 60%, o que, por um lado, reflecte a perspectiva colaborante das instituições de crédito, que deve ser realçada, e por outro é também o resultado de um acompanhamento sistemático dos processos, através de contactos quer com os  requerentes, quer com as instituições de crédito envolvidas”, diz o relatório.

 

“Cerca de 88% das mediações aceites em 2012 incidiram sobre a reestruturação e a consolidação de créditos”, diz o relatório. E “87% dos requerentes dos processos abertos nesse ano foram pessoas singulares”. Os particulares “continuaram a ser os utilizadores mais frequentes dos serviços de mediação (representando 93% do total de processos abertos em 2012)”.

 

A mediadora do crédito sublinha que, entre os particulares, os fiadores “têm vindo a assumir uma posição mais significativa” nos pedidos de mediação de crédito. Mas deixa o alerta para “o aumento do recurso a esta entidade por parte de pessoas colectivas, cujo tema principal se relaciona com a renegociação dos “spreads” nas operações de crédito”.

 

“Os processos de mediação envolvendo pessoas colectivas, quer para questões de reestruturação de crédito, quer de acesso ao crédito, representaram 5% do total, 1 ponto percentual acima do verificado no final de 2011”, diz o relatório anual do mediador do crédito.

Ver comentários
Saber mais crédito mediador reestruturação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio