Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida de Espanha e Itália recuam para mínimos

"Yield" associada à dívida espanhola a 10 anos desce para mínimos de oito anos, enquanto os juros da dívida italiana, no mesmo prazo, estão no valor mais baixo desde 2005.

27 de Março de 2014 às 11:51
  • ...

Os juros da dívida de Espanha e Itália estão, esta quinta-feira, 27 de Março, a cair em todas as maturidades, num movimento que é transversal a todos os países periféricos. Isto numa altura em que a possibilidade de estímulos adicionais por parte do Banco Central Europeu (BCE) está a levar os investidores a procurar os activos com maior rendibilidade da região.

 

Na maturidade a 10 anos, os juros da dívida espanhola recuam pelo quinto dia consecutivo, para mínimos de oito anos. A descida é de 1,7 pontos-base para 3,266%. Já no prazo a cinco anos, a ‘yield’ cai 1,9 pontos-base para 1,886%, e a dois anos a queda é muito ligeira, de 0,2 pontos-base, para 0,727%.

 

No caso de Itália, os juros associados à dívida a 10 anos recuam para o valor mais baixo desde 2005. A descida é de 3,3 pontos-base para 3,304%. Já no prazo a cinco anos a ‘yield’ cai 4,7 pontos-base para 1,953%, e a dois anos desce 1,6 pontos-base para 0,846%.

 

Portugal não escapa à tendência dos países periféricos, estando os juros a cair em todos os prazos, mantendo a tendência que se vive há 10 sessões consecutivas. Os juros da dívida a 5 anos permanecem abaixo dos 3%, enquanto as ‘yields’ a 10 anos estão próximas de quebrar a fasquia dos 4%.

 

Ontem, Luis Maria Linde, governo do banco central de Espanha e membro do conselho de governadores do BCE, garantiu que os riscos de deflação estão a ser levados a sério pelo banco central e que a possibilidade de uma maior flexibilização monetária ainda não foi descartada. 

Ver comentários
Saber mais Espanha Itália Banco Central Europeu Portugal juros dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio