Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investidores têm até hoje para subscrever obrigações da Semapa

“Holding” está a emitir 150 milhões de euros em títulos de dívida destinados a investidores de retalho. Taxa é de 3,25% mais a Euribor a seis meses.

15 de Abril de 2014 às 11:02
  • ...

Termina esta terça-feira o prazo de subscrição das obrigações de retalho que estão a ser comercializadas pela Semapa. Os investidores que pretendem aplicar parte das suas poupanças nestes títulos de dívida que oferecem uma taxa de juro de 3,25% adicionada da Euribor a seis meses têm até ao final da tarde para colocarem a ordem junto dos seus intermediários financeiros.

 

A oferta de obrigações da “holding” liderada por Pedro Queiroz Pereira arrancou no início da semana passada (7 de Abril) com um total de 100 milhões de euros. A 11 de Abril a Semapa decidiu aumentar o valor da emissão em 50%, para 150 milhões de euros, sendo possível subscrever estes títulos até esta terça-feira, 15 de Abril. O apuramento dos resultados acontece esta quarta-feira na Euronext Lisbon.

 

Nesta emissão de obrigações destinadas a investidores de retalho – a primeira em mais de um ano – a Semapa oferece aos investidores uma taxa de juro variável, bastante inferior ao que era prática em 2012 quando as taxas eram fixas e rondavam os 6% a 7%. O juro bruto é de 3,25% sendo acrescido da Euribor a seis meses. A rendibilidade bruta actual é de 3,677%.

 

É um juro inferior à média, sendo que quem investe tem de estar consciente que há comissões. Com base no simulador da CMVM, o Negócios chegou à conclusão de que investir apenas mil euros (o equivalente a uma obrigação, o investimento mínimo), através da internet, pode ser um mau negócio. No Santander Totta, as comissões levam a que a Taxa Interna de Rentabilidade Anual Líquida seja negativa em 3,53%.

 

Mesmo com dois mil euros de investimento, entre os nove bancos considerados (não foi possível obter uma simulação para a CGD), no Santander Totta, Barclays e Banco Popular o resultado também era negativo –, mas pode não o ser caso o investidor tenha outras aplicações, o que faz diluir o encargo com a custódia dos títulos. Com cinco mil euros, o retorno já chega a 2,38% no Banco BiG.

Ver comentários
Saber mais Semapa obrigações retalho taxa juro subscrição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio