Notícia
IGCP volta a tentar aliviar reembolsos de 2015 na terça-feira
O Tesouro português anunciou um novo leilão de recompra, para dia 18 de Março, visando a linha de obrigações que se vence em Outubro de 2015.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) promove terça-feira, dia 18 de Março, um novo leilão de recompra que procurará aliviar os reembolsos de dívida a fazer em 2015.
É a mesma linha que foi alvo da operação de troca e da operação de recompra que o IGCP promoveu nos últimos meses. Desta vez, será exclusivamente esta a linha em causa, já que nas duas operações anteriores foram também visados títulos a vencer em Outubro de 2014.
O método escolhido pelo IGCP volta a ser o de um “leilão invertido”, ou seja, são os investidores que são convidados a apresentar as suas propostas de preço para entregar os títulos ao Tesouro português, no que corresponde a uma amortização antecipada dos títulos.
O IGCP não se compromete com um montante objectivo, dizendo em comunicado que este será “sujeito às condições de mercado”.
No final de Fevereiro o IGCP antecipou o reembolso do equivalente a 1.026 milhões de euros em títulos que o Estado teria de reembolsar em Fevereiro. Após essa operação, essa linha de obrigações do Tesouro a reembolsar em Outubro de 2015 passou a ter um "saldo vivo" de 8.215 milhões, tratando-se esta da única linha de obrigações que o Estado tem de reembolsar nesse ano.