Notícia
Fed: Juros podem estar no pico mas política monetária deve manter-se restritiva "algum tempo"
As atas referentes à última reunião do banco central referem que os membros do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) acreditam que provavelmente os juros já atingiram o pico ou estão perto disso, mas tal não significa abandonar a política monetária restritiva para já.
"Os participantes consideraram que a taxa de juro diretora está provavelmente no pico ou próximo deste, neste ciclo de aperto monetário", pode ler-se nas atas da última reunião que ocorreu a 12 e 13 de dezembro.
Além disso, "nas projeções que foram apresentadas, quase todos os participantes indicaram que, refletindo as suas perspetivas sobre a inflação, implica um intervalo [da taxa dos fundos federais] mais baixo até ao final de 2024", acrescenta o documento.
Durante o encontro os membros do Comité decidiram manter a taxa dos fundos federais inalterada num intervalo entre 5,25% e 5,5%, tendo o "dot plot" apontado para corte nos juros diretores este ano na ordem dos 75 pontos base.
Após esta reunião, os investidores reforçaram o otimismo sobre esta redução dos juros e no mercado de derivados, os preços dos "swaps" foram mais longe que a Fed, apontando para o dobro: 150 pontos base.
No mercado de futuros, os investidores apontam para seis cortes da taxa dos fundos federais este ano, com um corte de 25 pontos base até março.
A taxa homóloga da inflação nos Estados Unidos, medida pelo índice de preços no consumidor, abrandou para 3,1% em termos homólogos em novembro, o que compara com os 3,2% registados em outubro.
(Notícia atualizada às 19:37 horas).