Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed: Juros podem estar no pico mas política monetária deve manter-se restritiva "algum tempo"

As atas referentes à última reunião do banco central referem que os membros do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) acreditam que provavelmente os juros já atingiram o pico ou estão perto disso, mas tal não significa abandonar a política monetária restritiva para já.

Jerome Powell preside à Reserva Federal norte-americana.
Jim Lo Scalzo/EPA
03 de Janeiro de 2024 às 19:21
  • ...
Os membros da Reserva Federal (Fed) norte-americana consideraram na última reunião de política monetária que provavelmente os juros diretores já alcançaram o pico ou estão perto disso, mas salientaram também que a política monetária deve manter-se restritiva "durante algum tempo", revelam as atas publicadas esta quarta-feira.

"Os participantes consideraram que a taxa de juro diretora está provavelmente no pico ou próximo deste, neste ciclo de aperto monetário", pode ler-se nas atas da última reunião que ocorreu a 12 e 13 de dezembro.

Além disso, "nas projeções que foram apresentadas, quase todos os participantes indicaram que, refletindo as suas perspetivas sobre a inflação, implica um intervalo [da taxa dos fundos federais] mais baixo até ao final de 2024", acrescenta o documento.


Durante o encontro os membros do Comité decidiram manter a taxa dos fundos federais inalterada num intervalo entre 5,25% e 5,5%, tendo o "dot plot" apontado para corte  nos juros diretores este ano na ordem dos 75 pontos base.

Após esta reunião, os investidores reforçaram o otimismo sobre esta redução dos juros e no mercado de derivados, os preços dos "swaps" foram mais longe que a Fed, apontando para o dobro: 150 pontos base.

No mercado de futuros, os investidores apontam para seis cortes da taxa dos fundos federais este ano, com um corte de 25 pontos base até março. 

Ainda assim, as atas deixam claro que os membros do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) "reafirmaram que seria apropriado que a política monetária se menatenha restritiva durante algum tempo, até que a inflação esteja claramente a descer de forma sustentável". 

A taxa homóloga da inflação nos Estados Unidos, medida pelo índice de preços no consumidor, abrandou para 3,1% em termos homólogos em novembro, o que compara com os 3,2% registados em outubro.


(Notícia atualizada às 19:37 horas). 
Ver comentários
Saber mais Política monetária Política Fed juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio