Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dagong cortou rating português para “BB”

A agência chinesa de notação financeira prevê que a economia portuguesa contraia neste ano e no próximo, aumentando o peso da dívida pública em função do PIB. Em consequência destas previsões corta o "rating" em um nível para “BB”.

Bloomberg
05 de Setembro de 2013 às 08:13
  • 15
  • ...

A classificação de crédito que a agência de notação Dagong atribui às obrigações portuguesas desceu de “BB+” para “BB”, reflectindo a percepção da agência chinesa de que a dívida nacional tem uma qualidade média a baixa.

 

A previsão da agência chinesa é de que a economia portuguesa vai contrair 2,5%, este ano, e 1,8%, em 2014. A recessão e oposição interna irão dificultar a redução do défice orçamental, afirmam os economistas da Dagong em nota citada pela Bloomberg.

 

O défice orçamental previsto para Portugal é de 7%, este ano, e de 6,5% em 2014, sendo que o nível de dívida pública vai alcançar um nível máximo acima dos 14% do PIB. Para a agência de rating, a saída da recessão irá ocorrer no médio prazo.

 

A classificação de "BB" reflecte os "actuais as desafios e exposição a condições económicas adversas, que podem levar Portugal a uma situação em que a sua capacidade de cumprir as obrigações que tem peranto os credores se torna "inadequada", lê-se na escala ratings na página da empresa.

 

R&I afirma “BB+” com perspectiva “negativa”

 

Já a Rating and Investment Information (R&I), uma outra agência que atribui notação de crédito à dívida pública portuguesa, confirmou a classificação de “BB+”, embora com perspectiva “negativa”.

 

Na opinião dos economistas da R&I, Portugal está a implementar o programa de ajustamento financeiro e isso deixa poucas margens para preocupação quanto à continuidade do apoio financeiro que o país tem recebido dos parceiros internacionais.

 

Além disso, “o ambiente de financiamento do Governo também melhorou. Existem perspectivas de que o país poderá alcançar um valor positivo das contas correntes. Por outro lado, o Governo tem um nível de endividamento elevado, bem como as famílias e as famílias”.

Ver comentários
Saber mais Dagond Portugal crédito rating dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio