Notícia
Tesouro avança com leilão de até mil milhões em dívida a um ano
Depois de uma colocação de 750 milhões de dívida a seis e 12 meses em setembro, o IGCP anunciou uma emissão de dívida de curto prazo para a próxima quarta-feira, véspera da reunião de política monetária do BCE.
Portugal vai regressar aos mercados com uma emissão de dívida de curto prazo de até mil milhões na próxima semana, depois da emissão de Bilhetes do Tesouro realizada no mês passado, anunciou esta sexta-feira a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP.
"O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 16 de outubro pelas 10:30 horas um leilão da linha de BT com maturidade em setembro de 2025 (BT 19SET2025), com um montante indicativo entre EUR 750 milhões e EUR 1000 milhões", disse o IGCP em comunicado.
Na mais recente emissão, a 18 de setembro, foram colocados 750 milhões de euros num leilão duplo de dívida a seis e 12 meses. O IGCP pretendia captar até mil milhões de euros.
Na linha que atinge a maturidade em março de 2025 foram colocados 250 milhões de euros em BT, com um cupão de 3,161%. A procura foi 4,72 vezes superior à oferta.
Já no leilão a 12 meses foram angariados 500 milhões de euros, com a taxa de juro a ficar abaixo de 3%, nos 2,77%. A procura ficou 3,29 vezes acima da oferta.
O leilão realiza-se no dia anterior à reunião de política monetária do BCE, em que poderão ser cortadas novamente as taxas de juro, o que tende a aliviar os custos de financiamento. O BCE já reduziu as taxas de juro por duas vezes neste ciclo de flexibilização monetária. No total, foram 50 pontos base de cortes, que levaram a taxa sobre os depósitos para 3,5% e aliviaram os custos da dívida de países e empresas na região.