Notícia
Juros da dívida a dez anos do Japão abaixo de -0,1%
A “yield” da dívida nipónica passou abaixo da própria taxa de referência do banco central do Japão. Os analistas falam de “compras em pânico” por parte dos investidores.
As taxas da dívida japonesa estão cada vez mais negativas. A "yield" a dez anos chegou a transaccionar esta sexta-feira, 18 de Março, abaixo de -0,10%, a taxa de depósitos do banco central japonês. A entidade, liderada por Haruhiko Kuroda, juntou-se no final de Janeiro ao clube de autoridades monetárias com juros negativos e tem em curso um programa alargado de compra de activos, que inclui dívida pública.
O problema é que já não há muitos investidores a quererem vender os títulos, dada a ausência de alternativas de investimento atractivas. E, mesmo com taxas negativas, os investidores estrangeiros estão a reforçar em dívida nipónica, considerada um investimento seguro. Na semana terminada a 9 de Março entraram mais 8,9 mil milhões de dólares nessas obrigações, o valor mais alto em um mês.
A última operação de compras do banco central teve a menor participação de sempre de investidores a quererem vender obrigações, segundo a Bloomberg. A procura nesta operação foi de apenas 1,35 vezes o valor que o Banco do Japão tencionava comprar, um terço do que ocorreu na operação semana passada. Isso levou a "compras em pânico" após a operação, refere Shuichi Ohsaki, estratego do Bank of America Merrill Lynch.
Apesar de terem passado abaixo de -0,10% após as operações de compra do Banco do Japão, as taxas seguem em -0,93%, segundo dados da Bloomberg.