Notícia
SAD do Sporting vai emitir 30 milhões em dívida a três anos. Paga juro de 5,75%
A SAD leonina irá assim emitir seis milhões de obrigações, cada uma com um valor unitário de cinco euros e que vencem em 2027. Em contrapartida, as organizações dispõem-se a pagar uma taxa de juro fixa bruta anual de 5,75%.
A sociedade anónima desportiva (SAD) do Sporting vai avançar com um empréstimo obrigacionista, com o intuito de arrecadar 30 milhões de euros a três anos. Esta operação consiste, por um lado, numa oferta pública de subscrição, e por outro, numa oferta de troca de dívida.
A oferta arranca na próxima segunda-feira, dia 11 de março, e termina a 22 de março. Após os custos associados à emissão, o clube poderá ter um encaixe líquido 28,6 milhões de euros.
Para já, está planeada a emissão de seis milhões de títulos. Mas consoante o ritmo de procura e o apetite dos investidores, o valor da oferta ainda poderá ser aumentado, por opção da sociedade liderada por Frederico Varandas, através de adenda ao prospeto até 20 de março.
A SAD leonina irá assim emitir seis milhões de obrigações, cada uma com um valor unitário de cinco euros e que vencem em 2027. Em contrapartida, a organização dispõem-se a pagar uma taxa de juro fixa bruta anual de 5,75%.
Assim, para atrair investidores, a SAD do Sporting subiu o juro face a anteriores emissões. "A taxa de juro das Obrigações Sporting SAD 2024-2027 é fixa e igual a 5,75% ao ano (taxa anual nominal bruta, sujeita ao regime fiscal em vigor). Cada investidor poderá solicitar ao intermediário financeiro a que pretenda transmitir a sua ordem de subscrição e/ou troca a simulação da rentabilidade líquida, após impostos, comissões e outros encargos", explica a nota.
Os juros serão calculados com base em meses de 30 dias e num ano de 360 dias, irão vencer-se semestral e postecipadamente em 27 de março e 27 de setembro de cada ano, com exceção da última data de pagamento de cupão, que terá lugar a 26 de novembro de 2027.
O montante mínimo de subscrição são 500 "Obrigações Sporting SAD 2024-2027", ou seja, terá de desembolsar, pelo menos, 2.500 euros.
Os investidores são ainda chamados a trocar dívida, em concreto todos os que sejam titulares da linha de obrigações "Sporting SAD 2021-2024", e que portanto vencem este ano, em concreto a 25 de novembro. Esta linha paga um juro de 5,25%, tendo sido a última emissão obrigacionista da SAD.
Os resultados são apresentados no próximo dia 25 de março e as obrigações liquidadas e admitidas à negociação dois dias depois.
(Notícia atualizada às 17:27 horas).