Notícia
Quase 5 mil investidores compraram obrigações do Benfica
A oferta de obrigações da Benfica SAD foi subscrita por 4.833 investidores, que aplicaram 60 milhões de euros na dívida do clube encarnado.
Os resultados da operação foram anunciados esta sexta-feira, 21 de Abril, em sessão especial de Bolsa realizada na Euronext Lisbon, depois da SAD ter decidido aumentar em 10 milhões o valor da emissão, para responder à forte procura. Esta atingiu os 92,09 milhões de euros, o que supera em mais de 50% os 60 milhões de euros disponíveis na oferta.
Mais de metade dos investidores (51%) investiu menos de mil euros nas obrigações do Benfica, sendo que 194 (ou 4% do total), aplicou mais de 50 mil euros. A liquidação da operação será efectuada na quarta-feira, 26 de Abril, sendo que nesse dia os títulos são admitidos à negociação na Euronext Lisbon.
Este foi o sétimo empréstimo obrigacionista realizado pela SAD do Benfica, que vai permitir à cotada reduzir a sua dívida bancária para cerca de 150 milhões de euros. Nas sete emissões a SAD encarnada angariou um total de 275 milhões de euros, sendo que grande parte do encaixe das emissões serviu para reembolsar as anteriores.
A emissão que atraiu o menor número de investidores foi realizada em 2007 (3.904) e o maior em 2013 (7.266).
À semelhança do que tem acontecido com outras entidades, o Benfica tem tentado aproveitar o interesse dos investidores por este tipo de títulos, como alternativa aos baixos juros oferecidos pelos depósitos a prazo, para apostar na colocação de dívida.
Os títulos, com uma maturidade de três anos, vão pagar uma taxa de juro bruta de 4%. Líquida de impostos, a taxa é de 2,9%. "É uma fonte de financiamento interessante para o Benfica, quer para os detentores de obrigações. É uma oportunidade para fazermos uma redução da nossa exposição à banca portuguesa e diminuir a nossa dívida", afirmou recentemente Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD.
Na emissão realizada o ano passado o Benfica pagava 4,25%, tendo colocado 50 milhões de euros junto de mais de 6 mil investidores.