Notícia
Polónia estreia-se nas emissões panda
A Polónia vai avançar com a primeira emissão de obrigações em moeda chinesa, com o objectivo de atrair mais investidores asiáticos. Trata-se do primeiro país europeu a colocar as chamadas obrigações panda.
A Polónia vai tornar-se o primeiro país europeu a realizar uma emissão de obrigações denominadas em yuan no mercado local chinês. O país pretende emitir 3.000 milhões de yuan (cerca de 400 milhões de euros) em dívida a três anos.
A Polónia oferece um cupão de 3,4% a quem aceitar comprar estas obrigações, denominadas panda, segundo avançou o secretário de estado da Economia polaco, Piotr Nowak, à agência Reuters, citado pelo El Economista. A operação será assessorada pelo Bank of China e pelo HSBC.
Ainda que seja o terceiro maior mercado de obrigações, com um volume de 7,4 biliões de dólares, a China não tem conseguido atrair o interesse de emitentes estrangeiros, desde que permitiu a emissão de dívida estrangeira no país em 2005. No final de Março deste ano, o volume de obrigações panda emitidas por entidades estrangeiras era de apenas 2.570 milhões de dólares, segundo cálculos da Fitch citados na mesma notícia.
O anúncio da operação concretiza o que tinha sido anunciado em Março pelas autoridades polacas: a realização de uma emissão de dívida denominada na moeda chinesa para atrair mais investidores asiáticos.