Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida voltam a subir após duas sessões de alívio

O Brexit causou fortes subidas, mas as duas últimas sessões foram de quedas para os juros da dívida. Agora, as taxas das obrigações portuguesas estão novamente em alta, tal como no resto da Zona Euro.

Bloomberg
30 de Junho de 2016 às 09:38
  • ...

Os juros da dívida soberana portuguesa estão novamente em alta esta quinta-feira, 30 de Junho. Após o alívio registado nas últimas duas sessões, a taxa das obrigações portuguesas está agora a subir 3,7% pontos para 3,122%. Apesar de ser um desempenho pouco significativo, este é comum a todas as maturidades. É que as "yields" das obrigações a dois e cinco anos estão a subir, respectivamente, 1,4 pontos para 0,67% e 2,3 pontos para 1,906%.

Mas os investidores estão a fugir da dívida soberana de toda a periferia da Zona Euro. Os juros de Espanha e Itália estão também a subir em todas as maturidades, com destaque para este último. A taxa a dez anos das obrigações italianas está a avançar 4,2 pontos para 1,413%, ao passo que a "yield" de Espanha sobe 2,3 pontos para 1,279%.

Também em alta estão a negociar os juros da dívida alemã. Após ter recuado na última sessão, a taxa a dez anos da Alemanha está agora a subir 3,4 pontos para -0,093%, ainda bem abaixo da fasquia de 0%. Com esta tendência, o prémio de risco da dívida portuguesa está a subir ligeiramente para 321,5 pontos.

Isto um dia depois da confusão em torno de declarações do ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. "Schäuble diz que Portugal pediu um novo programa e vai tê-lo", avançaram, primeiro, a Bloomberg e a Reuters. Logo criou-se o reboliço, até que surgiu a correcção.

"Portugal está a cometer um erro grave se não cumprir os compromissos assumidos", terá dito afinal o ministro alemão, acrescentando que "os portugueses não querem [um segundo resgate], e também não precisarão dele se cumprirem as regras europeias". Mas "têm de cumprir as regras europeias, caso contrário enfrentarão dificuldades", concluiu.

Ver comentários
Saber mais juros da dívida dívida portuguesa Portugal Espanha Itália Alemanha prémio de risco taxas de juro obrigações mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio