Notícia
Itália paga menos para se financiar a 15 anos
O Tesouro italiano colocou no mercado 1,5 mil milhões de euros em obrigações a 15 anos, tendo pago uma taxa de juro média de 1,64%, inferior à da última emissão comparável.
Itália regressou aos mercados esta segunda-feira, 13 de Abril, para uma emissão de dívida a 15 anos. O Governo liderado por Matteo Renzi colocou no mercado 1,5 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro com maturidade em 2030, tendo pago uma taxa de juro média de 1,64%.
A taxa de juro é, assim, inferior à da última emissão comparável, realizada a 12 de Fevereiro, altura em que o Governo aceitou pagar uma taxa de 2,10% para se financiar a 15 anos.
No leilão realizado esta segunda-feira, a procura correspondeu a 1,44 vezes a oferta.
A instabilidade que se vive em Atenas não afastou os investidores da dívida italiana, mesmo numa altura em que surgem notícias que apontam para a possibilidade de se realizarem novas eleições na Grécia.
O jornal alemão Bild avança hoje que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, está a ponderar avançar com novas eleições legislativas, dependendo do rumo que as negociações entre Atenas e Bruxelas tomarem.
Entretanto, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, afirmou, em entrevista à Bloomberg, que as negociações com Atenas estão "muito complicadas".