Notícia
Fitch melhora perspetiva de rating da EDP
A agência de notação financeira elevou o "outlook" da elétrica nacional de 'estável' para 'positivo', o que significa que em breve poderá subir a classificação da dívida da empresa liderada por António Mexia.
A agência de notação financeira manteve a classificação da dívida da EDP em 'BBB-', que corresponde ao último nível da categoria de investimento de qualidade.
A elétrica tem estado a ter este ano uma boa prestação em bolsa, sustentada sobretudo pela reestruturação da sua carteira de ativos, designadamente a venda de barragens e outras operações – como previsto no plano estratégico da companhia.
Este plano vai permitir à elétrica aumentar o investimento nas renováveis para 250 a 500 milhões de euros por ano, segundo o Goldman Sachs.
A EDP registou em 2019 lucros de 519 milhões de euros, uma quebra de 1% face ao ano precedente, tendo sido penalizada sobretudo pelos custos extraordinários relacionados com as centrais a carvão, num contexto de transição energética.
Apesar do recuo, a elétrica acabou por reportar um resultado líquido superior às expectativas dos analistas do CaixaBI, que apontavam para lucros de 499,1 milhões de euros.
(notícia atualizada às 19:11)