Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DBRS: Principal desafio do BCP é o “ainda elevado nível de crédito malparado”

A DBRS reconhece as melhorias alcançadas pelo BCP nos últimos tempos, mas alerta para o "ainda elevado nível de crédito malparado".

Miguel Baltazar/Negócios
05 de Julho de 2017 às 13:17
  • ...

A DRBS decidiu manter a notação financeira do BCP em "BB" (alto), o que representa um grau especulativo, conhecido como "lixo". Bem como a perspectiva "estável", o que indica de que não deverá haver alterações no "rating" do banco nos próximos tempos.

A agência de notação financeira considera que as pressões negativas para o "rating" são mais prováveis do que as positivas. E explica que a pressão pode surgir "se o BCP falhar em continuar a reduzir os seus níveis de malparado ou se a rentabilidade doméstica não melhorar".

 

A DBRS explica que o actual "rating" do banco reflecte "os desafios apresentados pelo ainda elevado nível de crédito malparado, bem como por algumas melhorias alcançadas pelo BCP no ano passado, em particular na rentabilidade doméstica, na qualidade de activos e de capital".

 

A agência diz que o BCP "fez alguns progressos na redução do malparado e fortaleceu a sua posição de capital, depois do aumento de capital concluído em Fevereiro e consequente pagamento ao Estado dos CoCos".

 

Ainda assim, apesar de a DBRS "reconhecer os progressos alcançados no que respeita à qualidade de activos, o nível de malparado continua muito elevado", com o rácio de malparado a "permanecer muito alto", na ordem dos 17,5%.

Ver comentários
Saber mais DBRS BCP malparado banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio