Notícia
Açores emitem 230 milhões de euros a cinco anos. Juro fica acima de 3,6%
O governo regional dos Açores foi esta terça-feira ao mercado para uma emissão de obrigações a cinco anos. Os Açores pagam um prémio de 85 pontos base face à dívida nacional com a mesma maturidade.
Os Açores foram ao mercado de dívida, esta terça-feira, tendo emitido 230 milhões de euros a cinco anos, com uma taxa de juro superior a 3,6%. O prémio da operação foi de 85 pontos base face à "yield" da dívida nacional a cinco anos, avança a Bloomberg, citando fontes conhecedoras do processo.
Tal significa que o juro pago pela região autónoma acabou por superar os 3,6%. Esta tarde, a "yield" das obrigações do Tesouro a cinco anos está a negociar em mercado secundário nos 2,822%. Assim, o juro deve ter-se fixado em torno dos 3,672%.
A agência já tinha noticiado que os Açores tinham mandatado o Banco Invest, Bankinter, BBVA e o Deutsche Bank para avaliarem uma potencial colocação.
A dívida da região autónoma dos Açores está classificada com um rating Ba1 pela agência Moody's (primeiro nível do chamado "lixo"), BBB- pela Fitch e BBB pela DBRS - estes dois últimos já na categoria de investimento de qualidade.
A última vez que os Açores estiveram no mercado a financiarem-se foi em março do ano passado, tendo colocado 455 milhões de euros em dívida pública a dez anos, com um cupão anual de 2,163%.
(Notícia atualizada às 16:57 horas com os resultados da operação).