Notícia
Abertura de mercados: Bolsas, juros e petróleo em queda
Os juros da dívida portuguesa perdem terreno pela quarta sessão consecutiva. O ouro e o petróleo também negoceiam em queda, tal como os principais mercados europeus.
Os mercados em números
PSI-20 recua 0,10% para 5.342,55 pontos
Nikkei desvalorizou 0,30% para 19.883,94 pontos
Juros da dívida portuguesa a 10 anos recuam 2,9 pontos base para 2,305%
Euro sobe 0,15% para 1,0626 dólares
Petróleo perde 0,73% para 45,13 dólares por barril
Bolsas europeias regressam às quedas
Após duas sessões em terreno positivo, os mercados europeus negoceiam esta sexta-feira, 27 de Novembro, em queda. Nesta altura, o CAC40 recua 0,59% e o AEX perde 0,51%. Em Lisboa, o PSI-20 também negoceia em terreno negativo penalizado, essencialmente, pelos títulos dos CTT e da Galp Energia.
Juros da dívida em queda pelo quarto dia consecutivo
Os investidores estão hoje a exigir juros mais baixos para apostar na dívida pública portuguesa. A tendência de queda verifica-se em todas as maturidades. No prazo de referência a dez anos, a "yield" regista o quarto dia consecutivo de perdas. Cai 2,9 pontos base para 2,305%.
Euro recupera de mínimos de sete meses
A moeda europeia segue em alta face ao dólar depois de ter negociado perto do nível mais baixo dos últimos sete meses face à divisa norte-americana. Os investidores aguardam que o Banco Central Europeu anuncie no próximo mês mais estímulos à economia da Zona Euro.
Petróleo perde mais de 1% nos Estados Unidos
A matéria-prima continua a perder terreno nos mercados internacionais. Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI) cai 1,70% para 42,31 dólares por barril. Já em Londres, o Brent, que serve de referência para as importações portuguesas, desvaloriza 0,73% para 45,13 dólares por barril. A queda dos preços continua a dever-se ao anúncio da subida dos inventários nos Estados Unidos pela nona semana consecutiva.
Ouro à beira da sexta semana consecutiva de quedas
O metal precioso continua em queda, estando, nesta altura, a perder 0,4% para 1.068,36 dólares por onça. A penalizar o ouro está a expectativa de que a Reserva Federal venha a subir a taxa de juro dos Estados Unidos pela primeira vez em nove anos já no próximo mês de Dezembro. Uma perspectiva que tem colocado o metal a negociar perto dos valores mais baixos em cinco anos.
Destaques do dia
Cavaco dá posse a António Costa mas avisa que o pode demitir. O novo primeiro-ministro, António Costa, tomou posse esta quinta-feira e ouviu muitos recados de Cavaco Silva, que lhe disse que as dúvidas sobre a estabilidade do novo Governo se mantêm. Costa prometeu moderação e afastou "radicalizações".
PS mostra abertura para alterar proposta da sobretaxa. O PS mostrou abertura para alterar a proposta que apresentou no Parlamento depois de o PCP e o Bloco de Esquerda terem defendido alterações na especialidade. Será feita uma análise à receita por escalões.
Duas PPP rodoviárias estão em incumprimento com bancos. As concessões Douro Litoral e Litoral Centro estão "em efectivo incumprimento do serviço da dívida", diz a UTAP. O endividamento das PPP rodoviárias ascendeu a 11,9 mil milhões de euros em 2014. Cinco concessões representam mais de metade.
BPI não paga juros nas pequenas poupanças a um ano. Só aplicações de mais de 5.000 euros obtêm rendimento e o juro é reduzido. Valores inferiores dão 0% até 12 meses, num contexto de taxas de mercado negativas. Nos restantes bancos, só nos prazos mais curtos os depósitos não rendem nada.
O que vai acontecer esta sexta-feira
OPEP. Reunião do Conselho Económico da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em antecipação da reunião de 4 de Dezembro.
INE. Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, em Novembro
Teixeira Duarte. Apresentação de resultados do terceiro trimestre
Reditus. Apresentação de resultados do terceiro trimestre
Zona Euro. Indicador de confiança, em Novembro