Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas em queda, petróleo em alta

As bolsas europeias arrancaram a última sessão do ano em terreno negativo. Já o petróleo segue a valorizar, mas abaixo dos 37 dólares por barril. A moeda única está a desvalorizar face ao dólar.

31 de Dezembro de 2015 às 08:38
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 cai 0,12% para 5.311,40 pontos

Stoxx 600 0,26% para 366,74 pontos

Euro cai 0,14%% para 1,0917 dólares

Petróleo em Londres sobe 0,06% para 36,68 dólares o barril

 

Bolsas asiáticas em queda
As bolsas asiáticas, que já encerraram a sessão e alguns não chegaram a abrir esta quinta-feira, tiveram um revés, o maior desde 2002, devido ao abrandamento da economia chinesa e à queda nos preços das matérias-primas. O MSCI Asia Pacific Index caiu 4,4% este ano, o que compara com crescimentos no S&P 500 e Stoxx Europe 600. A Europa e os Estados Unidos acabaram por beneficiar do fraco desempenho das bolsas asiáticas. As perdas foram infligidas em particular na segunda metade do ano. A queda do MSCI Asia Pacific tem a sua origem, em particular, nas empresas de energias e produtores de matérias-primas. 

Mas apesar dos sinais na China, o Shanghai Composite Index que caiu, esta quinta-feira, 0,6%, acaba o ano com uma valorização de 10%, uma das melhores nos emergentes. Já o Hang Seng China Enterprises em Hong Kong caiu 19%. O Nikkei, da bolsa de Tóquio que esta quinta-feira não negociou, fechou o ano com uma subida de 9%. 

O índice australiano encerrou esta quinta-feira, 31 de Dezembro, a cair 0,5%, o que eleva as perdas para o conjunto do ano para os 2,1%.

Na última sessão do ano, as bolsas europeias arrancaram negativas. O PSI-20 é ainda assim dos índices com menores quedas. Está a desvalorizar 0,12%, enquanto o Stoxx 600 está a cair 0,26%. A Jerónimo Martins é a empresa que mais está a puxar o índice para a desvalorização, ainda que vá com uma queda de 0,37% em apenas 391 acções negociadas. O volume está a níveis muito baixos, o que leva a algumas flutuações. A Pharol que tinha arrancado a sessão em queda de 1% está agora a desvalorizar 0,73%, valendo 2,73 cêntimos. Trocaram de mais 401 mil acções.

Do lado dos ganhos, a Semapa segue a valorizar 0,51%, os CTT 0,23% e a Nos 0,07%.

Juros caem

Em Portugal, os juros associados às obrigações a dez anos deceram na sessão de 30 de Dezembro 1,4 pontos base para 2,516%, enquanto os juros na mesma maturidade da Grécia seguem inalterados. 

Euro desvaloriza face ao dólar
A moeda única europeia está em queda face ao dólar. Neste último dia do ano o euro está a desvalorizar 0,14% para 1,0917 dólares.

Petróleo 
O "ouro negro" continua a transaccionar abaixo dos 37 dólares por barril, depois de conhecidas as reservas nos Estados Unidos que inesperadamente subiram. No entanto, apesar de se manter abaixo dos 37 dólares, na sessão desta quinta-feira o petróleo está a subir. O brent, que serve de referência para a Europa e transaccionado em Londres, valoriza 0,60% para 36,68 dólares, enquanto o WTI, em Nova Iorque, segue a ganhar 0,27% para 36,7 dólares.

Ouro em alta

O metal precioso está valorizar na sessão desta quinta-feira 0,08%, valendo 1.062,24 dólares por onça. O ouro atingiu o valor mais baixo desde 2009 em meados de Dezembro, quando a Reserva Federal dos Estados Unidos anunciou a primeira subida dos juros em nove anos. 

Destaques do dia 

Perdas do BES em 2014 ascenderam a 9,19 mil milhões de euros. Nas contas referentes a 2014, agora divulgadas, o BES revela prejuízos superiores a nove mil milhões de euros em 2014. E capitais próprios negativos de 2,6 mil milhões de euros. Este é o primeiro relatório conhecido do BES relativo ao ano em que foi intervencionado e que deu origem ao Novo Banco e manteve no BES os activos tóxicos.

Dívida "perdida" do NB era para grandes investidores mas pode estar em particulares. Há dívida sénior que passou do Novo Banco para o BES, cujo valor os investidores devem perder por completo, que pode estar nas mãos de particulares. O Negócios avançou apesar de não poderem ter sido vendidos a particulares no momento da emissão, os títulos estavam cotados, isto é, admitidos à negociação: logo, podem ter, aqui, sido adquiridas por pequenos investidores.

O que vai acontecer aos impostos em 2016? Elisabete Miranda, redactora principal do Negócios, explica, em poucas palavras, o que se pode esperar nesta fase em termos de impostos para particulares e famílias em 2016. Isto ainda sem o Orçamento do Estado apresentado e aprovado. Para já sabe-se que a sobretaxa vai diminuir em alguns escalões de rendimentos. Cavaco Silva já promulgou os diplomas que dizem respeito à sobretaxa, manutenção dos cortes salariais na função pública e contribuição extraordinária de solidariedade. Também o rectificativo por causa do Banif foi promulgado.


Nos assina contratos com mais oito clubesDe acordo com o comunicado divulgado no final de quarta-feira, 30 de Dezembro, pela Nos, a empresa liderada por Miguel Almeida garantiu os direitos para as transmissões dos jogos em casa da Académica de Coimbra, do Belenenses, do Nacional da Madeira, do Marítimo, do Arouca, do Paços de Ferreira, do Braga e do Setúbal.

O que vai acontecer hoje

As bolsas europeias fecham mais cedo.

(Notícia corrigida. Os juros da dívida são valores de 30 de Dezembro e não de negociações de quinta-feira)

Ver comentários
Saber mais mercados bolsa Ásia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio