Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Bolsas, petróleo e euro em alta na última sessão da semana

As bolsas europeias estão em terreno positivo, acompanhando o sentimento das praças asiáticas que foram impulsionadas pelas medidas de estímulos chinesas e pelo PIB dos EUA. Em alta está também o euro e o petróleo.

Reuters
28 de Agosto de 2015 às 08:40
  • 1
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,31% para os 5.321,64 pontos

Stoxx 600 avança 0,20% para 363,00 pontos

Nikkei fechou a sessão a subir 3,03% para 19.136,32 pontos

"Yield" 10 anos de Portugal cede 1,1 pontos para 2,607%

Euro soma 0,27% para 1,1276 dólares

Petróleo cresce 1,03% para 48,05 dólares por barril, em Londres

 

Bolsas europeias em alta após ganhos nas Ásia

Os principais índices bolsistas europeus arrancaram a sessão em alta, com excepção para o francês CAC 40 que cede 0,01%, acompanhando o sentimento das principais praças asiáticas. Por esta altura, o espanhol IBEX 35 lidera as valorizações no Velho Continente ao avançar 0,47%, seguido do principal índice holandês, que soma 0,46%. Em Lisboa, o PSI-20 cresce 0,31%, enquanto o índice de referência na Europa, o Stoxx 600, aprecia 0,20%. 

 

Na Ásia, a sessão foi assim de ganhos. O chinês Shanghai Composite Index subiu 4,82%. No Japão, o Nikkei encerrou a subir 3,03% e o Topix avançou 3,29%. As medidas de estímulo implementadas pelas autoridades chinesas – nomeadamente a descida da taxa de juro – esta semana conjugadas com o forte crescimento da economia norte-americana impulsionaram a evolução das praças asiáticas. O PIB norte-americano cresceu 3,7% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período do ano passado. A nova leitura do PIB superou todas as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para uma média de 3,2%, bem como a primeira leitura, reportada há um mês, de 2,3%.

Com este comportamento, as praças asiáticas dão mais um passo no sentido de corrigirem das perdas registadas no arranque da semana.

Juros da periferia recuam

Os juros da dívida portuguesa estão a recuar esta sexta-feira. A "yield" portuguesa a dez anos, prazo considerado de referência, cede 1,1 ponto base para 2,607%. Já a taxa de juro alemã está a cair 1,4 pontos base para 0,728%, o que deixa o spread da dívida portuguesa face à alemã 187,9 pontos base.

 

Euro em alta

A moeda europeia está a aliviar das perdas recentes. O euro soma 0,27% para 1,1276 dólares. Este comportamento da divisa europeia surge depois de a moeda norte-americana ter estado a ser impulsionada pelo facto de o crescimento da economia dos EUA fazer aumentar a especulação que a maior economia do mundo está resiliente e pode suportar um abrandamento económico da China.

 

Petróleo continua a valorizar estando o Brent acima dos 48 dólares

Os preços do petróleo continuam a subir nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres, que serve de referência para a Europa, está a subir 1,03% para 48,05 dólares por barril. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, está a avançar 1,20% para 43,07 dólares por barril. O crescimento da economia norte-americana divulgado esta quinta-feira e a queda das reservas de matéria-prima nos EUA estão a impulsionar os preços do barril, ao contribuírem para melhores perspectivas para o consumo e para a diminuição da oferta excedentária.

 

Cobre aproxima-se da primeira subida semanal em oito semanas

Depois de na sessão desta quinta-feira o cobre ter chegado a disparar mais de 4%, impulsionado pelos dados relativos à economia norte-americana, por esta altura os preços da matéria-prima estão a aliviar ligeiramente dos ganhos registados na última sessão. Os preços do cobre cedem 0,19% para 232,95 dólares. Porém, se a sessão terminar em alta, o cobre coloca um ponto final num ciclo de sete semanas de quedas.

 

Destaques do dia 

Prestações da casa vão manter-se em mínimos por mais um ano. A queda das taxas de mercado vai trazer novos mínimos nas prestações do crédito à habitação para quem tem revisão do contrato no próximo mês. E há margem para que continuem a tocar valores mais baixos de sempre durante mais um ano.

 

Preços dos combustíveis vão registar a maior queda deste ano. Os preços dos combustíveis vão baixar na próxima semana. Apesar da subida do petróleo nos mercados internacionais, tanto a gasolina como o gasóleo vão baixar, com as quedas a poderem chegar aos cinco cêntimos.

 

Taxa dos certificados de aforro vai cair pelo sexto mês. Os mínimos das taxas de mercados vão voltar a afundar os juros dos certificados. Pagam menos de 1%, mas continuam a dar mais que os depósitos da banca.

 

China e Angola põem Portugal no fio da navalha. A China e Angola estão em crise. Será que os investimentos que têm em Portugal estão em risco? Carlos Monjardino e Paulo Varela dizem que os investimentos estratégicos são para manter. Os outros podem sofrer uma retracção.

 

Depois do petróleo, angolanos enfrentam a crise chinesa. Luanda enfrenta um duplo desafio: petróleo a um preço muito baixo e uma economia chinesa em dificuldades, que poderá travar o financiamento. Problemas da China podem chegar a Portugal, usando Angola como trampolim.

 

Participações de Angola e da China valem 12% do PSI-20. As empresas cotadas com interesses angolanos e chineses valem 12% do PSI-20. Veja quais são as empresas e o valor para Angola e China.
 

O que vai acontecer hoje

 

  1. Semapa.Apresentação de resultados do primeiro semestre.

 

Teixeira Duarte. Apresentação de resultados do primeiro semestre.

 

  1. INE. Índices de produção industrial, em Julho.

 

  1. INE. Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio a Retalho.

 

Reino Unido. PIB no segundo trimestre  

                      

  1. INE. Índice de preços no consumidor, em Agosto [anterior: 0,2%; previsto: 0,2%].

 

  1. INE. Índice de preços no consumidor, em Agosto

 

Japão. Índice de preços no consumidor. 

 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio