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Mar Vermelho: Risco para o crude é alastrar da crise. Efeito em Portugal é indireto

Se todo o comércio que passa pelo Suez for alvo de novas rotas, haverá uma redução efetiva de cerca de 6% dos contentores disponíveis, segundo o Citigroup. Mas, para já, não há disrupção palpável capaz de levar a uma inversão dos preços do petróleo.

Desde 2012 que as trocas comerciais têm vindo a descer, mas redução acentuou-se com a pandemia e parece ter vindo para ficar com a guerra.
Uma escalada não intencional do conflito entre os EUA e Irão (e os respetivos aliados) é o maior risco. Julio Cesar Chavez/Reuters
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O Mar Vermelho é desde final do ano passado o foco de tensão que está a preocupar todo o mundo devido ao impacto que tem no comércio global e, em particular, no transporte petrolífero. Mas, para já, os preços do “ouro negro” têm negociado em baixa nos principais mercados internacionais e, a nível nacional, as petrolíferas identificam apenas um efeito indireto, já que a matéria-prima chega ao paí

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