Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis voltam a subir com petróleo nos 50 dólares

A gasolina vai aumentar mais do que o diesel já a partir desta segunda-feira. Desde o início do ano os dois combustíveis acumulam uma subida de mais de 11 cêntimos.

Correio da Manhã
29 de Maio de 2016 às 09:00
  • ...

Depois da semana em que o petróleo atingiu um máximo de sete meses ao superar os 50 dólares por barril na bolsa de Londres, os consumidores nacionais têm de preparar-se para novos aumentos do valor dos combustíveis nos postos de abastecimento. Vêm aí subidas de alguns cêntimos, já esta segunda-feira, que vão atirar os preços para níveis do Verão.


Com o petróleo a recuperar de forma expressiva, registaram-se também fortes valorizações nas cotações dos combustíveis nos mercados. A tonelada métrica da gasolina subiu mais de 4%, já a do diesel avançou quase 2%, isto em dólares. Em euros, contudo, o agravamento foi mais expressivo: 5% na gasolina e de quase 3% no caso do combustível mais utilizado em Portugal. Assim, a partir de amanhã, os consumidores com automóveis a gasolina deverão sentir um agravamento de dois a 2,5 cêntimos no litro deste combustível. No diesel há margem para aumentos de cerca de um cêntimo.

Estas subidas vêm acentuar ainda mais o agravamento do preço dos combustíveis este ano. Considerando não só o aumento do ISP de seis cêntimos em Fevereiro, entretanto revisto para cinco cêntimos, e a evolução das cotações nos mercados, o litro da gasolina acumulará (com este novo aumento) uma subida de 8,8% em 2016. O diesel, por seu lado, ficará 11,5% mais caro que no final do ano passado. São mais 11,5 cêntimos por litro, em cada um dos produtos.

Com estes aumentos, a gasolina deverá ficar a 1,425 euros, em média, já o diesel pode ascender aos 1,15 euros por litro, tendo em conta os valores médios actuais da Direcção Geral de Energia e Geologia. Estes valores são ambos máximos desde o Verão. A gasolina deverá tocar níveis de meados de Agosto, enquanto o gasóleo regressará a valores verificados nas primeiras semanas de Setembro.

Se nos postos de referência o gasóleo deverá avançar para valores em torno dos 1,25 euros, a gasolina vai passar a fasquia dos 1,50 euros, nos postos de baixo custo, essencialmente os das grandes superfícies comerciais, a gasolina deverá aproximar-se dos 1,35 euros sendo que no caso do diesel os preços rondarão, nos mais baratos, os 1,05 euros. Estão já bastante distantes os cêntimos a que estiveram nos últimos meses.



Ver comentários
Saber mais Combustíveis petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio