Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis descem até dois cêntimos na próxima semana

Queda dos preços do petróleo permite novo alívio na “factura” com os combustíveis. Descida será a mais expressiva dos últimos dois meses fruto da escalada da moeda europeia.

Reuters
13 de Dezembro de 2013 às 15:14
  • ...

Os preços dos combustíveis vão baixar na próxima semana. Com base na evolução das cotações dos derivados do petróleo nos mercados internacionais, os portugueses poderão sentir uma redução de até dois cêntimos no litro do gasóleo e da gasolina. Uma descida expressiva, antes das tradicionais viagens de Natal, para a qual contribuiu a escalada da moeda da Zona Euro.

 

Esta semana foi marcada pela correcção dos preços do petróleo nos mercados. Tanto o Brent, que serve de referência para a Europa, como o WTI, negociado em Nova Iorque, apresentaram valores inferiores aos registados na semana anterior. Descidas que condicionaram o valor dos derivados do petróleo, o gasóleo e a gasolina, nas bolsas. O preço médio encolheu em cerca de 1%, em ambos os casos.

 

As cotações destes derivados são em dólares. Quando convertidas para a moeda europeia, o resultado apresenta-se ainda mais favorável para os consumidores nacionais. Com o euro a aproximar-se novamente da fasquia dos 1,38 dólares, as quedas dos preços dos combustíveis ascenderam a 2,13% no caso do gasóleo e 1,89% na gasolina.

 

Traduzindo este comportamento para os preços nos postos de abastecimento nacionais, antecipa-se uma redução nos valores por litro de até dois cêntimos. A confirmar-se – as gasolineiras tendem a alterar os preços de comercialização no início de cada semana –, os portugueses poderão sentir a maior descida dos valores de venda desde a registada em meados de Outubro, início de Novembro.

 

O preço do gasóleo poderá recuar de 1,434 euros para cerca de 1,41 euros por litro, considerando os valores das gasolineiras de referência. Já o litro da gasolina poderá afastar-se dos 1,60 euros, baixando até aos 1,679 euros, de acordo com os cálculos realizados pelo Negócios, tornando menos oneroso o abastecimento do depósito numa altura em que muitos portugueses se preparam para as tradicionais viagens de Natal.

Ver comentários
Saber mais Natal Combustíveis petróloe gasóleo gasolina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio