Notícia
Combustíveis: gasolina desce meio cêntimo, gasóleo fica na mesma
A partir de segunda-feira, dia 27 de maio, o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,553 euros por litro. Já o da gasolina simples 95 deverá baixar para 1,744 euros por litro.
Na próxima semana, o gasóleo vai manter o mesmo preço praticado durante esta semana, enquanto a gasolina vai ficar meio cêntimo mais barata, avançou fonte do setor ao Negócios.
Desta forma, o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá permanecer nos 1,553 euros por litro a partir de segunda-feira, dia 27 de maio.
Já a gasolina simples 95 deverá ficar pelos 1,744 euros por litro, tendo por base os preços divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia.
Esta semana, o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,749 euros por litro e do gasóleo simples é de 1,553 euros.
Recorde-se que o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento low cost.
Os valores praticados pelas bombas incorporam ainda o peso da fiscalidade. Em setembro de 2023, o Governo anunciou que iria recuperar medidas de redução dos impostos sobre os combustíveis, devolvendo, através do ISP, que se traduz na redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina.
O movimento dos preços destes dois derivados do petróleo acompanha também o desempenho do preço do crude, que seguem a valorizar ligeiramente, à medida que os investidores avaliam os últimos dados económicos dos Estados Unidos e comentários dos responsáveis da Reserva Federal norte-americana, que vão dando força a um cenário de juros altos durante mais tempo, o que poderá penalizar o consumo petrolífero.
Esta sexta-feira, o Brent do Mar do Norte – referência para as importações europeias – segue a ganhar 0,05%, estando a negociar na fasquia dos 81,40 dólares por barril. Por sua vez, o West Texas Intermediate (WTI) – negociado em Nova Iorque – soma 0,18%, estando a ser negociado na linha dos 77,01 dólares por barril.
*Notícia editada por Inês Santinhos Gonçalves