Notícia
Kraft e Mondelez processadas pela CFTC por manipulação nos futuros do trigo
A Kraft Foods e a Mondelez Global vão ser processadas pela reguladora norte-americana Commodity Futures Trading Commission (CFTC - comissão para a negociação de futuros de matérias-primas) por manipularem os contratos de trigo.
A autoridade reguladora, nos EUA, dos mercados de futuros de matérias-primas (CFTC), acusou a Kraft Foods e a Mondelez de manipularem os preços do trigo, tanto nos contratos de entrega imediata como nos de futuros, reporta a Bloomberg.
A CFTC alega que ambas as empresas "desenvolveram, aprovaram e executaram", em Dezembro de 2011, uma estratégia para comprarem um fornecimento de trigo a seis meses, no mercado de futuros, por 90 milhões de dólares.
De acordo com o comunicado da CFTC, as duas empresas violaram os limites em matéria de posições especulativas, ao deterem posições em contratos de futuros de trigo acima dos tectos definidos pela CFT e pela Bolsa de Mercadorias de Chicago.
Recorde-se que, segundo as informações veiculadas na semana passada, o fundo de investimento brasileiro 3G Capital e a Berkshire, liderada por Warren Buffett, chegaram a acordo para comprarem a Kraft Foods e fundir as operações com a Heinz.
A imprensa brasileira tinha avançado nas últimas semanas com notícias sobre potenciais alvos do fundo de investimento 3G Capital. A Folha de São Paulo falava na Kellogg's, Mondelez, PepsiCo e Coca-Cola.