Notícia
Gasolina estável em semana de descida no "diesel"
Após várias semanas marcadas por subidas consecutivas do preço de venda da gasolina, na próxima semana não haverá novo agravamento. O valor mantém-se, já o gasóleo vai ficar mais barato.
Após várias semanas marcadas por subidas consecutivas do preço de venda da gasolina, na próxima semana não haverá agravamento. O custo deste combustível deverá manter-se inalterado, enquanto os consumidores que têm veículos a gasóleo vão beneficiar de uma redução dos valores cobrados pelas petrolíferas.
O preço da gasolina subiu nove cêntimos no espaço de apenas quatro semanas, mas desta vez vai ficar estável. O valor médio por litro deverá manter-se nos 1,537 euros, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, o que representa já um custo superior de quase 20% face aos preços praticados nos postos de abastecimento nacionais.
A descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais na última semana impediu que se mantivesse a tendência de subida nas cotações deste combustível, poupando os consumidores nacionais. Contudo, não foi suficiente para que a gasolina baixasse como vai acontecer no caso do gasóleo.
O litro do "diesel", que estava a ser comercializado, em média, a 1,256 euros, quase 30 cêntimos a menos do que a gasolina, deverá baixar em cerca de meio cêntimo, de acordo com os cálculos do Negócios. Esta evolução positiva para os consumidores traduz a descida de 0,8% na cotação média deste combustível, de 519 para 515 euros por tonelada métrica. Apesar da descida, manter-se-á cerca de 13% mais caro que no final do ano passado.