Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vale a pena vestir-se "on-line" para a Primavera?

Passámos em revista algumas das principais marcas nacionais e internacionais de moda com presença na Internet. Conheça as condições que balizam as compras nestas plataformas e saiba quem usa o canal "on-line" para fazer promoções.

27 de Abril de 2011 às 08:45
  • ...
Os números mostram a cada trimestre que os utilizadores de serviços "on-line" estão a aumentar. Quem usa a internet também se revela mais confiante no comércio "on-line". As marcas sabem disso e reagem à maior disponibilidade dos consumidores para fazer compras nestes novos canais.

Na área do vestuário as opções para quem gosta de tirar partido da comodidade doméstica para ir às compras já são algumas e rivalizam entre propostas nacionais e internacionais. Amplamente anunciada (e aguardada) a principal marca do grupo espanhol Inditex, a Zara, estreou-se online nos últimos meses do ano passado e Portugal é um dos países em que já se pode fazer compras na plataforma electrónica. Antes já outros concorrentes de peso, como a Mango, asseguravam presença no canal, aliás, com uma cobertura mais abrangente em termos de países.

No panorama nacional algumas marcas bem consolidadas no mercado doméstico também estão a explorar o canal online, para multiplicar formas de chegar ao cliente português, mas sobretudo para ganhar novos públicos. Salsa Jeans, Lanidor, Red Oak ou Throttleman são alguns dos exemplos mais interessantes.

Quem fica a ganhar é o consumidor que assegura novas formas de comprar. Explorar fotografias com possibilidade de fazer "zoom" e imagens de 360 graus pode não ser tão atractivo como mexer nos tecidos, ter a possibilidade de experimentar várias peças ou rapidamente trocar um tamanho, como oferece qualquer loja. Mas nem tudo são limitações nas plataformas "on-line".

As marcas que apostam nas lojas "web" esforçam-se por assegurar um eficaz serviço ao cliente que online, ou por telefone, pode esclarecer dúvidas como se estivesse numa loja. As imagens - nuns casos mais do que noutros - tendem a ser suficientemente boas para mostrar detalhes das peças e as sugestões que receberia quem visita qualquer loja também fazem parte das informações adicionais que as plataformas vão apresentando enquanto selecciona artigos.

Muitos fabricantes aproveitam ainda o investimento na plataforma online para assegurar uma oferta contínua de produtos com desconto. Dificilmente encontrará as últimas tendências em promoção online, mas se gosta de espreitar os "outlets" saiba que eles são uma opção para a maioria das marcas.

Mas se vai renovar o guarda-roupa "on-line", além do alerta descontos, há outras informações que deve ter em conta. Meios de pagamento e prazos de entrega não são iguais em todas as lojas, mas muitas já vão para além do cartão de crédito que um número relevante de consumidores ainda prefere não usar nas compras "on-line".

Há também regras distintas para as trocas e devoluções de artigos, com e sem custos associados, que vale a pena conhecer. Se em alguns casos a comodidade para trocar ou devolver uma peça é total e não implica sequer sair de casa, noutras marcas o processo é mais complicado. Conheça as diferenças e semelhanças que marcam as principais propostas nesta área.





Selecção nacional

Red Oak












A marca portuguesa Red Oak também já levou para a Internet o seu catálogo de vestuário para homem e senhora. Para além destas duas secções o "site" divide-se por campeões de vendas e novidades, para quem prefere seguir para as tendências mais populares, quando visita a plataforma. A marca não promove - pelo menos neste momento - campanhas promocionais específicas para o "site", nos preços das peças, mas oferece até 12 de Junho os portes de envio para as encomendas recebidas através da plataforma online. Quem usa o canal é avisado por "e-mail" um dia antes de receber a encomenda. As devoluções podem ser feitas ao domicílio ou nas lojas da marca, sem quaisquer custos.

Possibilidade de seguir a encomenda "on-line" Sim
"Outlet" Não
Prazos de entrega 5 a 8 dias úteis
Portes Gratuitos
Meios de pagamento Multibanco; transferência bancária; cartão de crédito ou PayPal
Devoluções 30 dias, sem custos
Site www.r-oak.com



Lanidor
















Na loja online da Lanidor comercializam-se a oferta feminina e infantil, com que a empresa também alimenta as lojas físicas. O catálogo está bem dividido por secções e pode ser alinhado por preço, popularidade dos produtos ou novidades. Além da roupa e acessórios, a loja também entra na área da tecnologia, com a edição especial de um portátil de venda exclusiva no canal "on-line". Um produto desenvolvido em parceria com a Insys. Nas peças de vestuário e acessórios o modelo escolhido pela Lanidor passa pela cobrança de portes de envio de 4 euros, para compras abaixo dos 25 euros. Uma nota no site permite ainda ficar a saber que em breve juntam-se às opções de pagamento a possibilidade de saldar as compras usando o sistema multibanco.

Possibilidade de seguir a encomenda "on-line" Sim
"Outlet" Sim
Prazos de entrega 3/5 dias no continente; 8 dias nas ilhas
Portes Gratuitos acima dos 25€ em compras
Meios de pagamento Cartão de crédito; transferência e PayPal
Devoluções 30 dias, sem custos
Site http://eshop.lanidor.com



Salsa Jeans













Disponível desde o Verão de 2010 a loja "on-line" da marca portuguesa Salsa chega hoje a toda a União Europeia e anunciou recentemente planos se estender a novos mercados. A oferta alinha com a das lojas físicas e o recurso pode ser usado por quem está disposto a fazer compras para valores acima dos 30 euros, limite mínimo para usar o carrinho de compras virtual. Com um limite mínimo de compras assegurado à partida, a empresa faz todas as entregas de forma gratuita, sem portes de envio a cobrar. Quem navega no "site" tem assegurada uma experiência tranquila e visualmente apelativa, já que a plataforma é simples de usar e intuitiva, ainda que nem sempre seja muito rápida nas transições entre páginas. Uma ferramenta útil é o "chat on-line" que, sem obrigatoriedade de registos, permite esclarecer dúvidas sobre o processo de compra ou a oferta, ao minuto. Há também um "fit adviser" que dá conselhos de moda e um "personalizador" de peças.

Possibilidade de seguir a encomenda "on-line" Sim
"Outlet" Sim
Prazos de entrega 1 a 5 dias; até 4 semanas (para produtos personalizados)
Portes Gratuitos
Meios de pagamento Multibanco, cartão de crédito, PayPal
Devoluções 30 dias, sem custos. Trocas não permitidas
Site www.salsajeans.com



Throttleman













Com um conjunto alargado de opções de pagamento, a Throttleman também usa a plataforma "on-line" para promover campanhas específicas de desconto. O registo no site é fortemente incentivado e oferece vários descontos para gozar "on-line" e "offline". Nas secções de homem, senhora, rapaz e rapariga os vários tipos de artigos estão arrumados em secções e na vista detalhada de cada artigo estão claramente especificadas as principais condições de funcionamento da loja, no que se refere a prazos de entrega, devolução, taxas e campanhas promocionais em vigor. Aí se informa, por exemplo, que as compras acima dos 35 euros têm portes de envio gratuitos, mas só para o continente. Perante erros de tamanho, por exemplo, a Throttleman usa o serviço de transportes para voltar a casa do cliente, recolhendo a peça a trocar e entregando a nova.

Possibilidade de seguir a encomenda "on-line" Sim
"Outlet" Sim
Prazos de entrega 5 a 8 dias
Portes Três a 35 euros em compras
Meios de pagamento Cartão de crédito; PayPal; transferência; multibanco
Devoluções 15 dias
Site www.throttleman.com





Concorrência Global


Zara

Portugal integra o grupo de países que estreou a versão "on-line" da Zara, a marca mais representativa do grupo espanhol Inditex. Nesta montra online a Zara não apresenta descontos especiais ou atractivos específicos. Conta o peso da marca e de um catálogo de produtos que é vasto na oferta e popular pelos preços acessíveis, disponível na Internet para os mesmos segmentos cobertos pela oferta das lojas físicas: homem, senhora e criança. O modelo escolhido para operacionalizar mais esta montra permite que o cliente receba o que compra "on-line", mas também numa loja à escolha, num prazo de 3 a 5 dias (o mesmo prazo que as compras levam a chegar às ilhas, um pouco mais que o prazo estimado para as entregas ao domicílio no continente, de 2 a 3 dias). Quando a opção do cliente recai sobre o levantamento das compras na loja é-lhe enviado um SMS a avisar da disponibilidade e a recolha pode ser feita nos 15 dias seguintes, sem custos. As devoluções podem ser feitas nas lojas ou ao domicílio, também sem custos.

Possibilidade de seguir a encomenda "on-line" Sim
"Outlet" Não
Prazos de entrega Entre 1 (Express) a 5 dias
Portes 3,95 euros na expedição normal; 5,95 euros na Express
Meios de pagamento Cartão de crédito e PayPal
Devoluções 30 dias, sem custos
Site www.zara.pt



Mango

Sem uma versão em português, que pode ser considerada uma desvantagem face à concorrência, a loja "on-line" da Mango usa as medidas e a moeda a que qualquer português está habituado nas compras para compensar a falta de localização dos conteúdos associados à oferta. Usa também o recurso constante a descontos, aplicáveis a peças específicas do catálogo electrónico (no "outlet") e a oferta dos portes de envio para compras acima dos 30 euros. Na plataforma está disponível a oferta para homem e senhora que pode ser mostrada por preço, ocasião, tamanho ou tipo de peça. Está também acessível a colecção de relógios da marca. As trocas estão no caso da Mango limitadas a equívocos de tamanho ou cor. Outros motivos obrigam à devolução da peça - via correio, com custos suportados pelo cliente, ou nas lojas - e a nova encomenda.

Possibilidade de seguir a encomenda "on-line" Sim
"Outlet" Sim
Prazos de entrega 2 a 5 dias
Portes 4,95 a 30 euros
Meios de pagamento Cartão de crédito e PayPal
Devoluções 30 dias
Site http://shop.mango.com



La Redoute

Com tradição nas vendas à distância, por catálogo, a La Redoute também já abraçou há algum tempo a possibilidade de explorar mais esta forma de chegar ao cliente. No site estão alojadas várias marcas, próprias e de parceiros, como é o caso da Zara Home. O site é bastante dinâmico e os destaques que procuram chamar a atenção de quem por lá passa rodam com frequência, o que também ajuda a uma melhor percepção do que há para descobrir. As campanhas promocionais têm um relevo importante no canal que permite a entrega das compras ao domicílio ou numa rede de parceiros onde se incluem as lojas 5 à Sec. A mesma rede (com cerca de 400 lojas) é uma das alternativas para devoluções ou trocas, sempre feitas a custas do cliente, neste caso com um preço de um euro. A outra opção é usar os correios.

Possibilidade de seguir a encomenda "on-line" Sim
"Outlet" Sim
Prazos de entrega 5 a 8 dias
Portes 3,99 euros
Meios de pagamento A crédito: cartão de crédito; multibanco; contra-reembolso
Devoluções 15 dias
Site www.laredoute.pt
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio