Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tarifários à medida dos mais jovens

Os novos tarifários dos operadores móveis para o segmento jovem, foram pensados à medida do perfil de utilização, respondendo a um uso massivo de SMS, a uma ligação estreita ao PC e a um sentimento de comunidade. O moche, TAG, Vita 91 Extreme e Yorn Power Extravaganza marcam a aposta das operadoras para estes clientes especiais.

22 de Agosto de 2008 às 10:57
  • ...
Os novos tarifários dos operadores móveis para o segmento jovem, foram pensados à medida do perfil de utilização, respondendo a um uso massivo de SMS, a uma ligação estreita ao PC e a um sentimento de comunidade. O moche, TAG, Vita 91 Extreme e Yorn Power Extravaganza marcam a aposta das operadoras para estes clientes especiais.

Não se sabe oficialmente quantos jovens com menos de 24 anos são clientes de serviços móveis e as operadoras não revelam números discriminados de clientes por faixa etária, mas o bom senso indica que será certamente mais fácil apontar os adolescentes que não têm telemóvel porque estes são a excepção.

Numa idade em que é indispensável estar sempre em contacto com os amigos o telemóvel assume, a par do computador, o papel de acessório incontornável, que se revela na forma de utilização mas também nos consumos.

Se há alguns anos os tarifários não previam diferenciação para esta faixa etária, rapidamente os operadores perceberam que era necessário criar ofertas específicas para o perfil de consumo muito baseado em mensagens mas onde a voz assume também um papel relevante, desde que as comunicações sejam baratas.



As primeiras experiências com os tarifários não especializados tornaram-se em muitos casos traumatizantes, sobretudo para a bolsa dos pais que tiveram de pagar contas, por vezes de vários dígitos. Mas a criação de novas ofertas e pacotes e a prática acabaram por ir disponibilizando soluções que tornaram a gestão dos consumos mais fáceis e menos "conflituosas". Geração Yorn

A Vodafone foi a primeira operadora a avançar com uma marca específica para um segmento jovem e irreverente, com a criação da Yorn que desde o início de diferenciou pelos tarifários.

A TMN e a Optimus foram também lançando ofertas especiais para agradar a este segmento, mas, já este ano, os três players neste sector criaram novos tarifários especiais, juntando a apetência pela comunicação de voz barata dentro do grupo, números massivos de SMS e MMS e a ligação ao computador como factores chave para atrair um público que pode não garantir uma receita média mensal (ARPU) acima da de outros segmentos etários mas que é grande consumidor de comunicações e pode arrastar grupos de utilizadores para uma determinada rede.

O sentimento de comunidade e de pertença marcam mesmo a diferenciação. Dentro de um determinado grupo de utilizadores as comunicações de Voz e mensagens são gratuitas, concorrendo com o Instant Messaging dos computadores, onde as mensagens e as ligações de voz e videochamada com webcam há muito conquistaram os mais novos. Mas o acesso a partir do PC não foi esquecido e estes tarifários juntam também a componente do PC, com a integração das funcionalidades via Internet e o acesso a Webphones que se tornam uma alternativa ao uso do telemóvel.

Os tarifários do moche, TAG e do Vita 91 Extreme e Yorn Power Extravaganza estão muito alinhados e a diferença faz-se mesmo pela contabilização do número de contactos que pertencem a cada uma das comunidades, porque quanto mais amigos tiver num determinado grupo mais compensa…



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio