Notícia
A semana que aí vem: Resultados, FMI e China na agenda dos investidores
O FMI irá marcar a agenda, com a publicação de previsões para a economia e a realização dos encontros de Primavera. A banca dos EUA apresenta resultados. E será conhecido o PIB da China.
Segunda-feira, 11 de Abril
Empresas: Alcoa e banca dão início à época de resultados nos EUA
A Alcoa marca o arranque da época de apresentação de resultados do primeiro trimestre das cotadas norte-americanas. A produtora de matérias-primas divulga as contas trimestrais na segunda-feira. Mas, a semana será marcada principalmente pelos resultados da banca. Bank of America, Citigroup e JPMorgan estão entre os bancos que vão centrar as atenções dos investidores.
Terça-feira, 12 de Abril
Economia: Investidores atentos às previsões económicas do FMI
A semana será marcada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Na terça-feira, o FMI publica o relatório completo do "World Economic Outlook", com previsões para a economia mundial. A publicação do documento antecede as reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial, que começam na sexta-feira e decorrem até domingo, dia 17 de Abril. Na quarta-feira, o FMI publica ainda o relatório de monitorização fiscal, com os desenvolvimentos mais recentes em finanças públicas, que será apresentado por Vítor Gaspar.
Quarta-feira, 13 de Abril
Matérias-primas: OPEP e AIE publicam relatórios sobre petróleo
Na semana em que está marcada uma reunião em Doha entre os grandes exportadores mundiais de petróleo, incluindo a Arábia Saudita e a Rússia, o mercado vai estar atento à publicação de dois relatórios mensais sobre a matéria-prima. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulga o relatório mensal na quarta-feira, seguido pela Agência Internacional de Energia (AIE), na quinta-feira.
Política Monetária: Reserva Federal dos EUA prepara reunião de Abril
Os investidores vão estar atentos à publicação do Livro Bege da Reserva Federal, na quarta-feira, procurando antecipar quando irá o banco central norte-americano voltar a subir os juros. O documento contém os relatórios económicos de 12 distritos dos EUA, que irão pesar na decisão do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla original), na próxima reunião de 26 e 27 de Abril. Na quinta-feira, as atenções voltam-se para o outro lado do Atlântico, para a reunião de política monetária do Banco de Inglaterra.
Quinta-feira, 14 de Abril
Dados económicos: EUA e zona euro divulgam taxa de inflação
O Eurostat revela a evolução da taxa de inflação na Zona Euro, em Março. Após o índice de preços no consumidor ter atingido valores negativos, em Fevereiro, os economistas consultados pela Bloomberg antecipam que a inflação irá manter-se em -0,1%. Nos EUA, que também publicam a evolução da inflação na quinta-feira, os preços deverão ter aumentado, estimam os economistas. Em Portugal, os dados, referentes a Março, serão revelados pelo INE, na terça-feira.
Sexta-feira, 15 de Abril
Dados económicos: Economia Chinesa deverá ter abrandado
A China divulga o crescimento do produto interno bruto (PIB), esta sexta-feira. A segunda maior economia do mundo deverá ter abrandado no segundo trimestre, calculam os economistas consultados pela Bloomberg, que apontam para um crescimento de 6,7% do PIB, face ao período homólogo. Na mesma altura, a China irá ainda divulgar os dados da produção industrial e das vendas a retalho, relativos a Março.