Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pergunta para um milhão de euros: As bolsas mundiais vão continuar a corrigir?

Guillermo Hernández Sampere considera que, até agora, os mercados estão ainda a 'observar' o que está a acontecer nos mercados de obrigações.

Os investidores que prefiram ficar longe do sobe e desce do mercado podem privilegiar uma abordagem mais defensiva. Os fundos multiactivos podem ser uma boa alternativa para quem pretende obter retornos, mas não quer assumir riscos demasiado elevados.

Os fundos multiactivos ajustam-se a praticamente todos os investidores, uma vez que existem produtos com uma estratégia de investimento mais defensiva, equilibrada e agressiva. Apesar da instabilidade registada nos mercados accionistas nas últimas semanas, são os multiactivos agressivos, com maior exposição ao mercado accionista, que apresentam as melhores rendibilidades. Rendem, em média, 0,9% nos últimos três meses. Já os fundos que privilegiam uma estratégia mais equilibrada somam 0,81%, segundo os dados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP).

Ao investirem em diversas classes de activos, estes produtos de poupança reduzem o risco resultante de oscilações bruscas nos mercados financeiros. Ou seja, se as bolsas mundiais registarem quedas acentuadas enquanto está a banhos, a exposição a outros activos, como a dívida ou cambial, vai atenuar o efeito negativo das acções na carteira. No entanto, caso os problemas nos mercados aliviem e as bolsas registem subidas elevadas, esses fundos não irão obter retornos tão expressivos.
Reuters
04 de Junho de 2018 às 10:35
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A última semana ficou marcada por quedas expressivas nos mercados accionistas. A crise em Itália, que continua sem encontrar uma solução política governativa, tem contagiado a dívida e as acções europeias. Os juros transalpinos dispararam para máximos de seis anos, o euro caiu para o valor mais baixo em dez meses e as acções europeias anularam os ganhos do ano. A intempérie nos mercados já passou, ou ainda ...
Ver comentários
Saber mais Investidor Privado Pergunta para um milhão de euros Guillermo Hernández Sampere Itália crise política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio