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Ligações profissionais mais estreitas na "web"

Nada como manter um bom "networking" para potenciar as oportunidades profissionais ou estreitar ligações de trabalho com colegas e contactos. O LinkedIn, Plaxo, Star Tracker e o Xing são serviços "web" que se especializaram nesta tarefa.

Ligações profissionais mais estreitas na "web"
12 de Fevereiro de 2009 às 10:46
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Nada como manter um bom "networking" para potenciar as oportunidades profissionais ou estreitar ligações de trabalho com colegas e contactos. O LinkedIn, Plaxo, Star Tracker e o Xing são serviços "web" que se especializaram nesta tarefa.

Com o cenário de crise a adensar-se e o número crescente de notícias de despedimentos e encerramento de empresas, vale a pena dar mais atenção aos contactos profissionais e à visibilidade do currículo, que podem criar novas oportunidades de emprego mesmo em contextos de depressão. Manter um bom "networking" profissional, com os contactos actualizados e um currículo completo, até com recomendações de colegas e empregadores, é meio caminho andado para o sucesso no emprego, recomendações que são mais fáceis de seguir com alguns serviços disponíveis na Internet.

Para além dos "sites" de emprego que listam oferta e procura, há um conjunto de serviços que pretendem apenas manter actualizados os contactos entre pessoas da mesma área, independentemente do facto de estarem na mesma empresa e na mesma equipa ou em continentes diferentes. Os espaços geográficos deixam de ter importância num mundo globalizado e as oportunidades podem surgir dentro ou fora de fronteiras.

O LinkedIn, Plaxo, Star Tracker ou Xing são alguns dos bons exemplos de como se pode transformar uma carteira de contactos estática numa rede de relações dinâmicas, com serviços de actualização automática da informação e de alertas para mudanças de emprego ou simplesmente de número de telefone e morada. E alguns deles já deram o salto da Net para os telemóveis, tornando mais fácil e rápido o acesso à informação mesmo fora do escritório.

Estes serviços, de utilização gratuita, estão também a substituir, em parte, os anúncios de emprego e os "caçadores de cabeças", ocupando o lugar do passa-palavra tradicional que muitas vezes se iniciava com a conversa: "conheces alguém que …". Esses contactos são agora muitas vezes formalizados em questões lançadas às redes de conhecimentos por alguém que procura um profissional com um perfil específico. E nada como procurar junto das pessoas em quem confiamos.

Pioneiros a evoluir
Os internautas portugueses já provaram o seu entusiasmo na adesão às redes sociais e mundos virtuais e os perfis criados em serviços como o Hi5, MySpace, Second Live, Twitter e Facebook são disso exemplo. Com menos sucesso relativo, mas com perfis mais consistentes do ponto de vista de trabalho, as redes profissionais acumulam, também, milhares de assinaturas de portugueses interessados em dinamizar a carreira, recuperar e reforçar contactos ou procurar oportunidades de emprego e de negócio.

O LinkedIn e o Plaxo foram pioneiros na gestão de contactos, inicialmente com objectivos diferentes que acabariam por convergir e ditar até alguma sincronização. A integração com os contactos mantidos nas aplicações de correio electrónico, como o "Outlook", é uma ajuda preciosa, sobretudo para quem detém uma rede significativa de clientes, fornecedores, contactos, colegas e amigos. Mas esta rede pode ainda ser alargada, com a procura de Com mais de 35 milhões de membros em mais de 200 países, metade dos quais fora dos Estados Unidos, esta rede de contactos norte-americana é uma das mais antigas e reconhecidas redes sociais profissionais e tornou-se bastante popular entre os utilizadores portugueses. Partindo do conceito de que todos estamos a poucos "links" de distância de qualquer outra pessoa no planeta, o LinkedIn parte de círculos de contactos para dar ideia de níveis de ligação - em segundo, terceiro ou quarto grau - a qualquer outra pessoa cujo perfil está na rede.

Ideias a explorar

Currículo completo - Como em qualquer currículo escrito, destaque o importante e deixe de lado o acessório. Talvez não seja importante referir que, em 1986, trabalhou durante dois meses num veterinário a tratar de cães abandonados.

Imagem - Escolha a fotografia com que se identifica e que transmite a imagem que pretende fazer passar. Mais formal ou mais informal, mas evitando fotos tipo passe. Em opção, pode mesmo não colocar qualquer fotografia, o que tem o inconveniente de dificultar a sua identificação.

Contactos - Não aceite ligações de pessoas que não conhece ou das quais tem poucas referências. Uma das avaliações do seu perfil que será feita é pela qualidade da sua rede e não só pela dimensão.

Referências - Tente que os seus colegas e pessoas com quem trabalhou ou estudou deixem algumas referências ao seu trabalho. Em Portugal não existe muito esse hábito, mas vale a pena apostar em referências cruzadas que dão uma visão mais completa das competências de cada contacto.

Idioma - Não esqueça que estas redes são globais. Se os seus interesses se situam além-fronteiras aposte em fornecer informação também em língua inglesa.

Interesses e oportunidades - Seja detalhado no tipo de oportunidades que gostaria de explorar, seja de emprego, associação a negócios ou interesse em investimentos. Alguns dos contactos podem surgir desta forma e não do conhecimento próximo ou da sua rede.



Qualquer um pode inscrever-se e definir o seu currículo e perfil de interesses, começando, depois, a construir a sua rede a partir do envio de convites a pessoas que conhece pessoal ou profissionalmente e que pode localizar com a ajuda da própria aplicação "web". Quanto mais completo for o perfil, mais fácil será ser "identificado" por contactos já existentes na lista. Basta ter trabalhado na mesma empresa, ou estudado na mesma faculdade, para que lhe seja sugerida a ligação. Ou pode simplesmente fazer uma pesquisa por nome. O serviço mantém critérios de privacidade e pode definir quem vê o seu perfil profissional e pessoal e se quer divulgar o endereço de "e-mail", evitando "spam" desnecessário.

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