Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jogos renovados - Mais baratos e com mais espaço

Mesmo a tempo da época de Natal, as consolas de jogos fixas estão mais baratas e com mais memória. A escolha entre a Wii da Nintendo, a Xbox360 da Microsoft e a PlayStation 3 da Sony é difícil e pode depender mais de hábitos de jogo e do gosto por alguns títulos específicos.

24 de Outubro de 2008 às 06:00
  • ...
Ao contrário do que muitos pensam, os jogos de consola são um assunto bem sério e não estão de maneira nenhuma reservados às crianças. Embora a dimensão do mercado não permita a mesma expressão de números que nos grandes países, as vendas de consolas e de jogos para estes equipamentos têm um peso importante no mercado, mesmo com preços que podem chegar aos 500 euros.

A prepararem-se já para a época áurea do Natal, as duas marcas que estão há mais tempo no mercado avançaram com a reformulação da oferta e reduções de preço, procurando atrair novos públicos e concorrer com a coqueluche do momento: a Wii.

A Xbox360 da Microsoft foi a primeira das consolas de nova geração a chegar às lojas, ainda em 2005, e o avanço conseguiu-lhe algum destaque, mas a Sony não fez tardar muito a PlayStation 3. Segundo os números divulgados pela empresa, apenas três meses depois de chegar às lojas a PS3 já tinha vendido 20 mil unidades, quadruplicando as vendas em relação à geração anterior de consolas da Sony, a PlayStation 2, em períodos homólogos.

Só no final de 2007 a Nintendo começou a vender a Wii, trazendo para as lojas portuguesas cinco mil unidades que rapidamente desapareceram das prateleiras.

Em 2007, o número total de consolas fixas vendidas foi de quase 149 mil unidades, enquanto as consolas portáteis (como a PSP da Sony e a Nintendo DS) venderam 131 mil unidades. Nos primeiros oito meses do ano, a GfK, empresa de estudos de mercado na área de retalho e indústria, no segmento de bens duradouros, indica uma inversão da tendência, com as consolas portáteis a superarem as fixas, apesar da entrada recente da Nintendo Wii no mercado.

Nova geração

Entre as conquistas da nova geração de consolas contam-se a maior “performance” e definição dos jogos, que garantem uma experiência mais imersiva do que os equipamentos anteriores. A adição de comandos sem fios e outros aparelhos externos, como as plataformas com sensores de movimento ou as câmaras que transformam as consolas em “personal trainers”, fazem parte do movimento para estender as funcionalidades muito para além dos jogos.

A Xbox 360 e a PS3 posicionam-se como centros de entretenimento, onde se pode ver filmes e ouvir música, aceder à Internet e conversar com amigos em “chats” e no “messenger”.

Muita da competição entre as duas consolas passou pela alta definição do vídeo, com a Xbox a apostar no HD DVD, com um leitor externo, enquanto a PlayStation inclui um leitor de Blu-ray. Com a desistência do formato HD-DVD, a consola da Sony ganhou uma vantagem competitiva face à Xbox 360, que pode justificar a compra da consola por utilizadores que não querem investir num leitor separado do formato de vídeo.

Mais por menos

Nos últimos meses, a Xbox360 e a PlayStation 3 entraram numa guerra de preços e de aumento de capacidade que só traz benefícios para os clientes. A Microsoft triplicou em Agosto a capacidade da consola, que passou a incluir 60 Gbytes de armazenamento com o mesmo preço de venda a público. Desde Setembro, os preços foram ainda reduzidos, colocando a Xbox 360 Arcade abaixo dos 200 euros, enquanto o modelo com 60 Gbytes de disco passa a custar 250 euros e o de 120 Gbytes custa 300 euros.

Também em Agosto, a Sony colocou nas lojas um modelo da PS3 com 80 Gbytes de disco por apenas mais cinco euros do que o modelo anterior com metade da capacidade e a vantagem de incluir um comando sem fios com função de vibração - Dualshock 3. A 31 de Outubro, será lançada uma edição especial com capacidade de 160 Gbytes mas com um custo próximo dos 450 euros. Só a Wii não entrou nesta guerra, por ser a consola mais recente nas lojas.

Consolas ao pormenor

As diferentes opções devem ter em conta as características base das consolas e o equilíbrio de preço. Veja três das melhores escolhas nas várias versões das consolas que estão nas lojas.

Nintendo
Wii Sports Pack
249 €

- Inclui jogo "Wii Sports"
- 512MB Memória Flash Interna
- 1 Porta AV Multi-output para componentes ou S-vídeo
- Comando Wii Remote (sem fios)
- Serviço WiiConnect24

Pontos fortes
- Experiência de jogo mais familiar e de grupo;
- Integração com acessórios que potenciam movimento.

Pontos Fracos
- Sem leitor de DVD de alta definição;
- Fraca capacidade de armazenamento de dados.



Sony
PlayStation 3 (80 GB)
399 €

- Disco de 80 GB
- Comandos sem fios (suporta até 7 controladores)
- Saída HDMI para ligar a TV de Alta definição
- Leitor de Blu-ray/DVD e CD
- Ligação a redes Ethernet

Pontos fortes
- Integração com leitor de Blu-ray.

Pontos Fracos
- O preço
- Não é retrocompatível com jogos da PS2.










Microsoft
Xbox 360 Arcade
189 €

- Memória de 256MB
- Assinatura Silver Xbox LIVE
- Oferta de 5 Jogos Arcade
- Comando Sem Fios

Pontos fortes
- O preço.

Pontos Fracos
- Sem leitor de DVD de alta Definição.
- Fraca capacidade de armazenamento de dados (existem outras versões com disco de 60 e 120 GB mas são mais caras).










Wii, um caso à parte

Embora tivesse sido lançada com bastante atraso face às concorrentes, a Wii conseguiu conquistar um nicho de mercado de utilizadores que tradicionalmente não iriam comprar consolas de jogos. Com o comando sensível aos gestos, dispensou a habilidade para usar os “gamepads” tradicionais, enquanto simplificou o interface e apostou no “fitness”, com jogos onde é exigido movimento corporal, sustentado na “Base Fitness Wii”. Com esta plataforma, são corrigidas as posturas na ginástica e comandados os jogos Yoga, desporto ou carros. Todos estes factores contribuem para o interesse na nova consola da Nintendo e garantem a sua aplicação a áreas bem diferentes dos tradicionais jogos de “shoot-the-up”.










Fixas superam portáteis













O mercado de consolas registou vendas de quase 278 mil unidades em 2007, com as consolas fixas a destacarem-se face às portáteis, uma tendência que se alterou no início deste ano, apesar da entrada da Wii no mercado.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio