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Há uma consola perfeita para si?
A sala de estar tem cada vez mais potencial para se transformar no centro de entretenimento do lar. É para lá que convergem um número crescente de "gadgets" capazes de multiplicar as formas de distracção para quem procura uma forma de...
18 de Fevereiro de 2010 às 09:30
Escolher a consola ideal depende do que se pretende fazer com ela. Jogar, sim. Mas que tipo de jogos? E para além dos jogos, é suposto que a máquina assuma outras funções? Tudo conta para a decisão final.
A sala de estar tem cada vez mais potencial para se transformar no centro de entretenimento do lar. É para lá que convergem um número crescente de "gadgets" capazes de multiplicar as formas de distracção para quem procura uma forma de passar um bom bocado no sofá. As consolas de jogos incluem-se neste leque. Na função primordial dos jogos oferecem cenários cada vez mais realistas, mas já extravasam em muito esse domínio. A consola de sala também pode ser o leitor de vídeo de família, a plataforma de acesso à Internet ou o meio para manter uma animada conversa "on-line" com os amigos, via Messenger ou outro serviço, enquanto se joga. Da mesma forma que uma consola portátil também já assume as formas de um leitor de música ou de uma máquina fotográfica.
Mas como escolher a melhor consola no meio de várias ofertas? Sim, porque embora a concorrência neste mercado se faça na prática apenas entre três marcas - Microsoft, Sony e Nintendo - a oferta é mais vasta.
A primeira decisão a tomar é se pretende uma consola portátil ou uma consola "de sala". Em termos de preços as diferenças não são significativas. Nas consolas portáteis os preços variam entre os 139 e os 249 euros e nos equipamentos de sala a proposta mais barata, a Wii, pode ser adquirida por 199 euros e a mais cara, a PlayStation 3 da Sony, por 299 euros. O preço dos jogos, que é um factor de relevo na contabilidade de custos associada ao uso de uma consola, também pende ligeiramente a favor das versões portáteis, onde os títulos mais desejados rondam os 40 euros, menos que nas consolas de sala, onde podem chegar aos 70 euros. Menos positivo nas versões portáteis é sem dúvida o tamanho do ecrã e da própria consola que a tornam um dispositivo "mais pessoal" que a consola de sala.
Consola para ter na sala
Focando atenção neste segundo leque de alternativas a escolha tem de fazer-se entre PS3, Xbox Elite e Wii, embora também ainda seja possível encontrar a PS2 e Xbox Arcade nas lojas, ambas mais antigas. Esta sétima geração de consolas divide-se em dois grupos. Do primeiro fazem parte a PS3 e a Xbox que, embora mantenham uma oferta de jogos e conteúdos que tenta abranger todos os segmentos do mercado, preocuparam-se claramente em lançar máquinas que respondam às exigências dos chamados "jogadores intensivos", os grandes fãs dos videojogos que procuram realismo de gráficos e muito espaço em disco para armazenar conteúdos tirados da ligação Internet da consola ou do PC.
A Wii joga numa espécie de campeonato à parte. A alta definição e os jogos em rede (embora possíveis em alguns títulos) não são preocupações centrais. A jogabilidade é a prioridade do conceito que levou a Nintendo a evoluir da Game Cube para a Wii. Os comandos que se prendem aos braços, e que implicam movimento para jogar, foram a última grande novidade no mundo das consolas de sala e quase à semelhança do que conseguiu a Apple nos telemóveis, com o lançamento do iPhone de ecrã táctil, a Nintendo conseguiu com este lançamento colocar como prioridade nas agendas das concorrentes projectos para fazer do movimento do corpo a forma de jogar consola.
Se a forma de jogar da Wii é diferente também o são os jogos mais populares da consola que exploram o potencial da máquina para identificar movimentos, como faz o Wii Sports, através do qual o jogador é convidado a jogar bowlling, golfe, futebol, entre outros, sempre tirando partido dos comandos sem fios presos ao pulso com uma pulseira.
Custos para além da consola
Numa óptica de animar os serões em família à frente da consola mas fora do sofá, ou à procura de jogos mais realistas e disputas em rede com amigos ou desconhecidos, qualquer que seja a escolha de quem se prepara para comprar uma consola de sala deve levar em conta que, além da própria consola não ser barata, bem como os jogos, os acessórios que permitem tirar mais partido do sistema de jogo também são dispendiosos. A melhor estratégia é por isso ponderar prós e contras e, na hora de comprar, procurar um pacote tão completo quanto possível - são frequentes as combinações de consola + jogos + acessórios. Pode parecer mais caro na altura de pagar, mas geralmente compensa.
Outra nota importante é o facto de não estarem previstas grandes actualizações de "hardware" para nenhuma das plataformas nos próximos tempos, o que elimina os riscos de fazer um investimento que fique rapidamente comprometido. Nenhuma das três fabricantes de consolas de sala admitiu uma data para renovar a sua oferta nesta área.
A primeira decisão a tomar é se pretende uma consola portátil ou uma consola "de sala". Em termos de preços as diferenças não são significativas. Nas consolas portáteis os preços variam entre os 139 e os 249 euros e nos equipamentos de sala a proposta mais barata, a Wii, pode ser adquirida por 199 euros e a mais cara, a PlayStation 3 da Sony, por 299 euros. O preço dos jogos, que é um factor de relevo na contabilidade de custos associada ao uso de uma consola, também pende ligeiramente a favor das versões portáteis, onde os títulos mais desejados rondam os 40 euros, menos que nas consolas de sala, onde podem chegar aos 70 euros. Menos positivo nas versões portáteis é sem dúvida o tamanho do ecrã e da própria consola que a tornam um dispositivo "mais pessoal" que a consola de sala.
Consola para ter na sala
Focando atenção neste segundo leque de alternativas a escolha tem de fazer-se entre PS3, Xbox Elite e Wii, embora também ainda seja possível encontrar a PS2 e Xbox Arcade nas lojas, ambas mais antigas. Esta sétima geração de consolas divide-se em dois grupos. Do primeiro fazem parte a PS3 e a Xbox que, embora mantenham uma oferta de jogos e conteúdos que tenta abranger todos os segmentos do mercado, preocuparam-se claramente em lançar máquinas que respondam às exigências dos chamados "jogadores intensivos", os grandes fãs dos videojogos que procuram realismo de gráficos e muito espaço em disco para armazenar conteúdos tirados da ligação Internet da consola ou do PC.
A Wii joga numa espécie de campeonato à parte. A alta definição e os jogos em rede (embora possíveis em alguns títulos) não são preocupações centrais. A jogabilidade é a prioridade do conceito que levou a Nintendo a evoluir da Game Cube para a Wii. Os comandos que se prendem aos braços, e que implicam movimento para jogar, foram a última grande novidade no mundo das consolas de sala e quase à semelhança do que conseguiu a Apple nos telemóveis, com o lançamento do iPhone de ecrã táctil, a Nintendo conseguiu com este lançamento colocar como prioridade nas agendas das concorrentes projectos para fazer do movimento do corpo a forma de jogar consola.
Se a forma de jogar da Wii é diferente também o são os jogos mais populares da consola que exploram o potencial da máquina para identificar movimentos, como faz o Wii Sports, através do qual o jogador é convidado a jogar bowlling, golfe, futebol, entre outros, sempre tirando partido dos comandos sem fios presos ao pulso com uma pulseira.
Custos para além da consola
Numa óptica de animar os serões em família à frente da consola mas fora do sofá, ou à procura de jogos mais realistas e disputas em rede com amigos ou desconhecidos, qualquer que seja a escolha de quem se prepara para comprar uma consola de sala deve levar em conta que, além da própria consola não ser barata, bem como os jogos, os acessórios que permitem tirar mais partido do sistema de jogo também são dispendiosos. A melhor estratégia é por isso ponderar prós e contras e, na hora de comprar, procurar um pacote tão completo quanto possível - são frequentes as combinações de consola + jogos + acessórios. Pode parecer mais caro na altura de pagar, mas geralmente compensa.
Outra nota importante é o facto de não estarem previstas grandes actualizações de "hardware" para nenhuma das plataformas nos próximos tempos, o que elimina os riscos de fazer um investimento que fique rapidamente comprometido. Nenhuma das três fabricantes de consolas de sala admitiu uma data para renovar a sua oferta nesta área.
O que deve ponderar antes de comprar uma consola Quem vai jogar? Pense quem vai tirar partido da consola. Cada membro da família terá os seus jogos ou a ideia é que a consola sirva para promover a interacção entre os vários membros da família e permita, sobretudo, fazer jogos que exijam algum movimento. A Wii foi desenhada para responder a esta lógica de interacção social e convívio, as concorrentes foram pensadas para elevar ao máximo a experiência de jogo mais numa perspectiva de "ecrã de cinema jogável". A PS3 eleva esta prioridade de mostrar o poder da máquina ao expoente máximo. Que tipo de jogos prefere? Some preferências da família e olhe para os resultados. Todas as plataformas procuram ter uma oferta abrangente de títulos, mas se a Wii tem claramente tendência para os jogos sociais (com vários exclusivos no conceito e forma de jogar), PS3 e Xbox disputam as grandes sagas do mundo dos videojogos. Espreite os exclusivos de cada uma para perceber as diferenças mas lembre-se que alguns exclusivos já têm alternativa. É o caso do SingStar que é exclusivo para a PS, mas a Xbox já tem o Lips. Contudo, a grande maioria dos grandes sucessos de vendas estão nas três plataformas. Exemplo, o Guitar Hero. Prefere jogos "a solo" ou multiplayer "on-line"? Se a componente "on-line" dos jogos lhe interessa a escolha está entre Xbox e PS3. Esta última permite jogar "on-line" sem custos adicionais, mas mesmo com custos o serviço online da Xbox mantém-se fortemente elogiado junto dos "gammers". Contudo também será importante perceber onde param os amigos que jogam consola "on-line", com os quais gostaria de disputar vitórias. A consola também vai servir para ver filmes e navegar na Internet? Navegar na Internet, de forma mais ou menos limitada, é uma possibilidade comum nas três consolas, bem como ter acesso a conteúdos exclusivos ou interagir com outros jogadores. Usar a consola como leitor de vídeo só é possível com a PS3 ou a Xbox. A primeira suporta a mais recente geração de vídeo de alta definição, Blu-ray e também DVD, a segunda DVD embora a ligação HDMI disponível na consola, usada em combinação com uma TV de alta definição permita conteúdos com esta qualidade. |