Notícia
Dados económicos prendem atenção dos investidores
Primeira estimativa para o PIB da Zona Euro é um dos indicadores mais relevantes a serem conhecidos. Resultados voltam à bolsa de Lisboa
Henrique Granadeiro | Resultados da PT deverão apresentar um forte crescimento fruto da alienação da CTM.
A segunda semana de Agosto trará menos eventos à agenda dos mercados. E muitos investidores vão aproveitar para se ausentarem de férias. Aqueles que ficarem deverão concentrar as suas atenções na publicação de indicadores das principais economias do mundo. Em destaque estará a evolução da economia na Zona Euro. Por cá, os resultados da Portugal Telecom também serão alvo do interesse dos investidores.
Agosto é tipicamente o mês de férias da maioria dos investidores, podendo significar menos negócios nas bolsas mundiais. Mas, do calendário dos mercados financeiros continuam a fazer parte alguns dos mais relevantes indicadores económicos.
A semana arranca com o anúncio do produto interno bruto (PIB) do Japão, no segundo trimestre. As previsões dos economistas consultados pela Bloomberg apontam para uma expansão de 3,6%, o que representará o terceiro trimestre consecutivo de crescimento.
Na Zona Euro, a expectativa estará centrada também na evolução do PIB, no segundo trimestre. Depois de seis trimestres consecutivos de contracção, os economistas consultados pela Bloomberg estimam que a economia da região tenha crescido 0,2%. As economias mais debilitadas, como a portuguesa e a grega, estarão no centro das atenções.
Mas, do outro lado do Atlântico, também são esperados dados económicos que terão uma palavra a dizer no rumo dos mercados. Até porque a evolução da economia é determinante para avaliar quando é que a Reserva Federal poderá começar a retirar os estímulos. As vendas a retalho terão aumentado pelo quarto trimestre, em Julho, de acordo com as previsões.
Depois de seis trimestres de contracção, os economistas antecipam que a Zona Euro tenha voltado a crescer no segundo trimestre.
Na bolsa nacional, três cotadas apresentam os resultados do primeiro semestre deste ano. A Portugal Telecom estará em destaque.
Será também conhecida a produção industrial que, segundo as estimativas, terá aumentado pelo segundo mês. No mercado imobiliário, que esteve no centro da crise do "subprime" de 2008, será publicada a evolução da construção de casas, no mês passado. Os economistas projectam um crescimento, depois da queda registada em Junho para o nível mais baixo em quase um ano.
PT revela resultados semestrais
Na bolsa nacional, a semana será marcada por um feriado na quinta-feira que também deverá contribuir para um menor volume de negócios. Por cá, as atenções estarão voltadas para a apresentação dos resultados do primeiro semestre de três cotadas: a Soares da Costa, Portugal Telecom e do ESFG.
A operadora estará em destaque, depois das fortes quedas das acções nas últimas semanas. As previsões dos analistas apontam para que os lucros tenham mais do que duplicado para os 253,5 milhões de euros, beneficiando do efeito extraordinário de 330 milhões de euros da venda da participação na CTM.