Notícia
Compre online com grandes descontos
De início vendiam roupa e pouco mais. Hoje, apesar do negócio ainda estar muito concentrado no têxtil, calçado e acessórios, os "outlets" virtuais oferecem uma escolha alargada de produtos de marca onde não faltam a cosmética, a electrónica e até a...
26 de Novembro de 2009 às 09:40
Os "outlets" também já estão na Internet, oferecendo descontos em marcas conceituadas, que podem chegar aos 80%. Um bom argumento para comprar "online", principalmente na época que se avizinha
De início vendiam roupa e pouco mais. Hoje, apesar do negócio ainda estar muito concentrado no têxtil, calçado e acessórios, os "outlets" virtuais oferecem uma escolha alargada de produtos de marca onde não faltam a cosmética, a electrónica e até a restauração.
Os produtos vendidos percorreram as várias fases de venda em loja "full-price" e encontram nestes espaços comerciais a última etapa de saída para o mercado, sendo vendidos a preço muito mais reduzido do que seriam numa loja de preço normal.
Os "outlets" mostram-se, assim, uma boa alternativa para as marcas e para os consumidores: se por um lado sobram sempre restos de colecção, mesmo após o período de saldos, por outro não faltam pessoas interessadas nesses produtos, cujo preço sofre reduções excepcionais, que podem chegar até aos 80% de desconto face ao preço original.
Pertencer ao "clube"
Depois da popularidade ganha no espaço físico, o conceito de "outlet" tenta somar adeptos na vertente electrónica, existindo já alguns exemplos de sucesso disponíveis para Portugal.
Os "outlets" virtuais funcionam, contudo, com regras ligeiramente diferentes dos seus homónimos "offline". Se os últimos são de acesso público, podendo ser frequentados por qualquer cidadão que o pretenda fazer, a vertente "online do sistema é de acesso mais restrito, ou pelo menos mais complicado.
Normalmente o sistema funciona com base na máxima "membro convida membro", ou seja, temos de conhecer alguém que já pertença ao "clube de vendas online", como alguns gostam de se designar, que nos convide para integrar o mesmo. O método traz muitas vezes contrapartidas aos "padrinhos", havendo quem anuncie a oferta de bónus em compras com a primeira aquisição de cada um dos "afilhados", como é o caso do VipVenta.com.
No caso de não conhecer ninguém, não desespere. Haverá sempre uma alternativa. Pode, por exemplo, inscrever-se na lista de espera, inserindo um endereço de email de contacto. As propostas são normalmente aceites, segundo consta.
Para um acesso mais imediato, o VipVenta disponibiliza um padrinho oficial, neste caso uma madrinha, chamada Sónia, que irá ceder o seu endereço de correio electrónico a todos os utilizadores interessados em pertencer ao clube que não tenham conseguido ser apadrinhados por um dos membros.
Entre os métodos de adesão existem igualmente campanhas de promoção em que são distribuídos "códigos de acesso" ou "palavras secretas" que funcionam como um "abre-te Sésamo" na hora de aceder aos produtos disponibilizados. No lugar de "um padrinho para todos" arranjado pelo rival VipVenta, o Clubefashion.com, um projecto de raízes nacionais, optou por um código oficial que pode ser usado por todos aqueles que quiserem usufruir dos seus serviços. "studio32" é a sequência mágica a inserir na caixa "Tive acesso à palavra secreta do ClubeFashion...", quando se quiser inscrever.
Em qualquer um dos casos terá sempre que ser um utilizador registado para poder aproveitar as promoções oferecidas.
A lógica do registo obrigatório é necessária, segundo os promotores deste género de espaço comercial "online", de modo a garantir que há uma dinâmica crescente conforme a base de membros aumenta. A questão aqui está em garantir que os produtos e benefícios oferecidos são suficientes para os membros activos.
Como aceder às campanhas A maior parte dos "outlets" virtuais disponibiliza roupa e acessórios, mas há também quem aposte em artigos para o lar, cosmética, material escolar, brinquedos e electrónica de consumo, entre outros, só para citar alguns exemplos que mostram a variedade que a oferta pode alcançar. As marcas que se costumam associar a estes espaços virtuais são mesmo muitas, por isso só poderemos chamar de "pequena lista" aos nomes que citamos a seguir - apenas para aguçar o apetite: Miss Sixty, Eastpak, Calvin Klein, Salsa, Lois, Wonderbra, Lightning Bolt, Krups, Hugo Boss, Tommy Hilfiger, Rowenta, Puma, Fossil, Levi's, Puma, Reef, Swatch, Converse, Smiley, … Na maioria das vezes promovem-se restos de colecção, mas nem sempre essa regra se aplica, sendo possível agarrar verdadeiras oportunidades. Basta estar atento. As campanhas têm normalmente um espaço temporal associado. Há "outlets" virtuais onde as acções estão disponíveis entre apenas dois a quatro dias, como acontece no BuyVip.com, um grupo europeu que actualmente vende para Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria e Itália. Os convites ou alertas para aceder às diferentes oportunidades de compra surgem por correio electrónico, com base no endereço fornecido na altura do registo. Depois é só aceder ao "site" e navegar entre as sugestões. |
Portes e tempos de entrega
Se o objectivo é comprar com grandes descontos é necessário fazer contas a tudo, nomeadamente aos portes de envio. Nos dois "outlets" estrangeiros que vendem para Portugal esse valor logístico existe - situando-se sempre acima dos 5 euros. Já o ClubeFashion cobra apenas portes de envio para os PALOP, mercados recentemente adicionados ao negócio.
Um factor igualmente relevante, os tempos de entrega também são diferentes, variando entre os cinco dias e as cinco semanas, consoante o caso.
Tal como os "outlets" reais e outros espaços comerciais, os clubes de venda "online" aceitam devoluções, tema sempre visado no capítulo onde se explicam as condições de venda e ao qual deverá dedicar alguma atenção, para não ser apanhado desprevenido(a) relativamente aos tempos e condições de tal garantia.
Um outro aspecto que poderá influenciar a opção de compra é a imposição de valores mínimos de aquisição, como acontece, por exemplo, no BuyVIP que exige aos internautas que façam compras superiores a 19 euros, sem contar com os portes de envio ou outras despesas.
Enquanto uns somam à conta, outros oferecem opções de incentivo, como o ClubeFashion, que propõe vales de desconto se os clientes acederem a levantar as suas encomendas no "showroom", um espaço físico onde estão expostos um espécime de cada produto em campanha, que servirá essencialmente para os clientes poderem ver as cores e texturas do mesmo.
Perante o susto provocado pela recessão e atendendo à época natalícia que se aproxima, pode conhecer o conceito de "outlet" virtual e através dele testar os aclamados benefícios do comércio electrónico, numa espécie de "grandes marcas, com grandes descontos", mas "online".
Uma loja nacional e duas estrangeiras
ClubeFashion
URL: http://www.clubefashion.com
Número de membros: 300 mil
Descontos: Entre os 30% e os 70%
Duração habitual das campanhas: Uma semana
Portes de envio: Gratuitos, excepto para Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe
Tempo de entrega: De 10 a 15 dias
Showroom: Sim, no Lx Factory, em Alcântara
Criado em 2006, o ClubeFashion apresenta-se como “o primeiro clube fechado de moda ‘online’ em Portugal”. Desde Setembro de 2009 iniciaram vendas para os PALOP, em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os descontos variam entre os 30 a 70 por cento e são válidos para diferentes marcas. Acessórios, calçado e pequenos domésticos são alguns dos produtos que costumam estar em promoção a partir deste “outlet” “online” de “cunho” nacional.
BuyVIP
URL: http://pt.buyvip.com
Descontos: Entre os 30% e os 80%
Duração habitual das campanhas: Entre dois a quatro dias
Portes de envio: Sim, indicados no momento do processo da compra e antes de fazer o pagamento
Tempo de entrega: O prazo aproximado de entrega é de 15 dias após o término da campanha que costuma durar entre 4 a 5 dias. Não se efectuam entregas de pedidos nos Açores e Madeira.
Showroom: Não
O BuyVIP é um grupo europeu, fundado em 2005. Actualmente actua em Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria e Itália. A empresa conta com o apoio de investidores como a 3i, a Bertelsmann, a ACP (Molins Capital Inversión) e o Grupo Intercom. Vende essencialmente vestuário, nomeadamente desportivo, e acessórios.
VipVenta
URL: http://pt.vipventa.com
Descontos: Entre os 30% e os 80%
Portes de envio: Sim, indicados no momento do processo da compra e antes de fazer o pagamento
Tempo de entrega: O prazo médio de entrega referido a partir das condições de utilização é de 4 a 5 semanas. Não se efectuam entregas de pedidos nos Açores e Madeira.
Showroom: Não
Criado em 2006 por David Ducos, o Vipventa.com comercializou em três anos de existência mais de 300 marcas de artigos de moda, luxo e design, algumas delas em exclusivo, anuncia nas suas páginas. Conta actualmente com duas campanhas activas para Portugal.