Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE retaliará fortemente se for alvo de "tarifas injustas" de Trump

"A UE acredita firmemente que direitos aduaneiros baixos promovem o crescimento e a estabilidade económica", diz a Comissão Europeia.

15:10
  • ...

A União Europeia lamentou hoje o aumento das taxas aduaneiras pelos Estados Unidos da América sobre produtos do Canadá, México e China, e disse que retaliará fortemente se também for alvo de tarifas injustas.

"A UE acredita firmemente que direitos aduaneiros baixos promovem o crescimento e a estabilidade económica", disse a Comissão Europeia em comunicado distribuído este domingo, 2 de fevereiro, através do qual considerou a imposição de mais tarifas pelos EUA como "nocivas para todas as partes".

Já se o bloco europeu for também alvo dessas medidas "injustas", o executivo comunitário vai "retaliará fortemente".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou no sábado a ordem executiva para a aplicação de taxas aduaneiras aos produtos provenientes do Canadá, do México e da China.

A assinatura, que oficializa a decisão que já tinha sido anunciada, determina a imposição de tarifas de 10% à China, de 25% ao México e de 25% ao Canadá, exceto no petróleo canadiano, que terá tarifa de 10%.

Trump tinha vindo a ameaçar a imposição de tarifas para garantir uma maior cooperação dos países para impedir a imigração ilegal e o contrabando de produtos químicos usados para fazer fentanil, um poderoso opiáceo que está a causar estragos nos Estados Unidos.

Os três países retaliados prometem tomar medidas.

Já no caso da União Europeia ainda não foi tomada uma decisão, mas a preocupação é geral e a França defendeu hoje uma "reposta mordaz" da Europa face às ameaças de novas tarifas aduaneiras pelo Presidente norte-americano.

Trump admitiu hoje que as novas tarifas podem causar sofrimento ao povo norte-americano, mas garantiu que "tudo valerá a pena" porque vai "tornar a América grande de novo".

"Haverá sofrimento? Sim, talvez (e talvez não). Mas vamos tornar a América grande de novo, e tudo valerá a pena", escreveu Donald Trump, em letras maiúsculas, no seu perfil da rede social que fundou, a Truth Social, citado pela agência de notícias AFP.

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos Comissão Europeia União Europeia Canadá México China comércio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio