Notícia
A sua semana dia-a-dia: Números do PIB agitam semana mais curta nas bolsas
A divulgação dos números do PIB em várias economias e as declarações de membros da Fed e do BCE destacam-se, numa semana mais curta nos mercados devido ao feriado da Sexta-feira Santa.
O presidente da Fed de Nova Iorque, William Dudley, e a da Fed de Cleveland, Loretta Mester, discursam em diferentes eventos nos EUA, menos de uma semana depois de a entidade ter subido juros. Os dois responsáveis deverão deixar indicações sobre o ritmo de normalização da política monetária nos EUA.
Segunda-feira PIB de França e da Holanda no quarto trimestre
Esta segunda-feira serão publicados os números finais relativos ao produto interno bruto (PIB) de França e da Holanda, no quarto trimestre. As previsões da Bloomberg apontam para um crescimento homólogo de 2,5% da economia francesa e de 2,9% da holandesa.
Terça-feira Confiança na Zona Euro
A confiança económica na Zona Euro deverá ter registado um ligeiro abrandamento em Março, segundo as estimativas dos economistas da Bloomberg. Já a confiança dos consumidores deverá ter estabilizado.
Terça-feira INE divulga Avaliação bancária das casas
O Instituto Nacional de Estatística divulga a avaliação bancária na habitação em Fevereiro. Este indicador tem vindo a registar uma evolução positiva. No primeiro mês do ano, a avaliação das casas feita pelos bancos, no âmbito do crédito à habitação, atingiu um novo máximo desde Abril de 2011, mês marcado pela chegada da troika a Portugal.
Quarta-feira Economia dos EUA cresce 2,7% no quarto trimestre
Os números do PIB dos EUA deverão confirmar a tendência de recuperação da economia norte-americana. Segundo a Bloomberg, a economia deverá ter crescido 2,7% no quarto trimestre de 2017, face aos três meses anteriores. A expectativa é que a economia dos EUA continue a recuperar, num momento em que se discutem reformas fiscais no país, que incluem a implementação da tarifas.
Será conhecida esta semana a evolução do índice de preços na maior economia europeia. A inflação alemã deverá ter registado um crescimento homólogo de 1,3%, em Março. No mês anterior, este indicador tinha atingido máximos de quatro anos e meio.
O consumo nos EUA deverá ter estabilizado em Fevereiro face ao mês anterior. A divulgação destes indicadores é especialmente relevante para a Fed, para perceber se o rendimento e a confiança dos norte-americanos estão a melhorar.
A maioria das praças dos mercados desenvolvidos está encerrada na sexta-feira antes da Páscoa, devido ao feriado religioso. Ainda que as bolsas apenas estejam fechadas no dia 30, a semana deverá ser marcada pela fraca liquidez, devido à ausência de muitos investidores do mercado, que aproveitam para tirar férias nesta época do ano.