Notícia
A sua semana dia-a-dia: Brexit e dados económicos na agenda
O Brexit deverá continuar a ser tema, esta semana, depois das novas datas propostas pela União Europeia. As atenções estarão ainda voltadas para indicadores económicos dos dois lados do Atlântico.
A semana começa com a conferência do Banco de Portugal e Fundo Monetário Internacional (FMI), com o tema "Portugal: Reform and Growth Within the Euro Area". Além do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e do ministro das Finanças, Mário Centeno, estarão presentes Benoît Coeuré, membro do Banco Central Europeu (BCE), e Alfredo Cuevas, chefe da missão do FMI em Portugal, entre outros.
Segunda-feira Apple revela novos serviços
A Apple tem agendado para esta segunda-feira um evento de lençamento de novos serviços no Steve Jobs Theater, na sede da tecnológica. O CEO da Apple, Tim Cook, deverá apresentar o serviço de streaming de vídeo e de subscrição de notícias, áreas chave da estratégia da Apple para se transformar numa empresa líder nos serviços digitais. Poderá também anunciar um serviço de subscrição mensal de jogos eletrónicos e pode lançar uma oferta de cartões de crédito em parceria com o Goldman Sachs.
Ao longo desta semana, serão conhecidos vários indicadores relevantes do outro lado do Atlântico. Serão sobretudo conhecidos dados relacionados com o mercado imobiliário, que esteve na origem da crise financeira de 2008. Esta terça-feira, será conhecida a evolução da construção de casas, em fevereiro, prevendo-se uma quebra de 0,8%, depois do aumento de 18,6% registado no mês anterior. Na quinta-feira, serão ainda revelados os contratos de compra e venda de casas, em fevereiro, enquanto no último dia da semana será conhecida a evolução da venda de casas novas, no mês passado.
Quarta-feira Sonae Indústria publica contas
A época de resultados na bolsa de Lisboa está perto do fim. Do PSI-20, o principal índice da praça portuguesa, falta apenas conhecer as contas da Ibersol. Para esta quarta-feira, está previsto o anúncio dos resultados anuais da Sonae Indústria.
Quarta-feira Membros do BCE discursam
Quase três semanas depois da reunião do Banco Central Europeu (BCE), são vários os membros da autoridade monetária que discursam, esta quarta-feira: Mario Draghi, Peter Praet, Luis de Guindos, Yves Mersch em Frankfurt e Sabine Lautenschlaeger em Viena.
Quinta-feira PIB dos EUA cresce 2,4% no final do ano
O Departamento do Comércio publica, esta quinta-feira, o valor final do produto interno bruto (PIB), do quarto trimestre. Os economistas ouvidos pela Bloomberg antecipam um crescimento de 2,4%, aquém da expansão de 2,6% estimada inicialmente.
Sexta-feira Primeira data definida para o Brexit
A data inicialmente avançada para a saída do Reino Unido da União Europeia era esta sexta-feira, dia 29 de março. Na quinta-feira passada, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou que a primeira-ministra britânica, Theresa May, concordou adiar o Brexit até 22 de maio, caso os deputados britânicos aprovem o Acordo de Saída, ou até 12 de abril, caso o texto seja novamente chumbado.