Notícia
A sua semana dia-a-dia: Banco de Inglaterra e discurso de Trump em destaque
Depois do BCE e da Fed, esta semana será conhecida a decisão do Banco de Inglaterra. Nos EUA, Donald Trump discursa no Congresso. A divulgação de resultados e indicadores também vai agitar a semana.
Os mercados asiáticos, incluindo a China, Taiwan e Malásia, estarão encerrados esta segunda-feira, devido às comemorações do novo ano lunar. O ano do porco começa esta terça-feira e prolonga-se até 24 de janeiro de 2020.
Segunda-feira Deutsche Bank ouvido no Parlamento Europeu
Responsáveis do Deutsche Bank estarão no Parlamento Europeu, perante o comité de crimes fiscais. O objetivo é que o banco alemão responda pelas suspeitas de lavagem de dinheiro, em que a entidade se viu envolvida nos últimos meses. Este inquérito ocorre num momento em que têm sido divulgadas notícias que avançam que o governo alemão está a estudar uma eventual fusão do Deutsche Bank com o Commerzbank.
As vendas a retalho na Zona Euro deverão ter recuado no mês do Natal. Segundo as previsões da Bloomberg, este indicador deverá ter registado uma descida de 1,6% face a novembro. No mesmo dia serão ainda reportados dados da Markit para os serviços, relativos a janeiro.
Terça-feira Discurso de Trump no Congresso
O presidente dos EUA, Donald Trump, realiza esta terça-feira o discurso do Estado da União (State of the Union), no Congresso. O líder da administração norte-americana deverá deixar pistas sobre a política comercial dos EUA e outros assuntos em destaque nos mercados.
Quarta-feira Powell participa num evento em Washington
Uma semana depois de ter marcado uma mudança na sua política monetária, ao sinalizar que não sabe quantas vezes irá mexer nos juros nem se será para cima ou para baixo, Jerome Powell vai marcar presença num evento público, em Washington. O presidente da Reserva Federal dos EUA poderá deixar novas pistas sobre a política monetária no país.
Quinta-feira Banco de Inglaterra deixa taxas de juro inalteradas
O Banco de Inglaterra realiza, esta quinta-feira, a sua reunião de política monetária, não sendo esperadas mexidas nas taxas de juro. A entidade liderada por Mark Carney deverá ainda atualizar as suas previsões para a economia.
Será divulgado um novo boletim económico da Comissão Europeia, com previsões atualizadas para a economia da região. Nas previsões de Outono, a Comissão previa que a economia continuasse a expandir-se, mas a um ritmo mais lento, enquanto o mercado de trabalho iria continuar a melhorar, mas menos, num ambiente de crescente incerteza.
Sexta-feira Divulgados dados da indústria no euro
Esta sexta-feira serão divulgados importantes indicadores relativos à atividade industrial, nas maiores economias do euro. A Alemanha reporta os números das exportações, em dezembro. Será ainda conhecida a evolução da produção industrial em França, Itália e na Finlândia.