Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana dia-a-dia: Resultados e minutas da Fed marcam agenda

A penúltima semana de Maio será marcada pela divulgação das minutas da última reunião da Reserva Federal. Em Lisboa, a Sonae Capital publica as contas do primeiro trimestre.

20 de Maio de 2018 às 18:30
  • ...
Segunda-feira Membros da Fed discursam
A semana arranca com o discurso de vários membros da Reserva Federal dos Estados Unidos, em eventos diferentes. O presidente da Fed de Filadélfia, Patrick Harker, estará presente num seminário financeiro em Nova Iorque. Já o presidente da Fed de Atlanta, Raphael Bostic, conduz o Atlanta Economics Club e o presidente da Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, discursa no Michigan. Palavras que os investidores vão seguir com atenção. 

Terça-feira Mais negociações sobre o Brexit
Começa, esta terça-feira, em Bruxelas mais uma ronda de negociações relativa à saída do Reino Unido da União Europeia. Em Junho, decorre a cimeira onde este será um dos principais temas. Uma das questões a resolver antes deste encontro do próximo mês refere-se à fronteira com a Irlanda. No mesmo dia, também em Bruxelas, Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, é ouvido no Parlamento Europeu sobre o caso que envolveu uso indevido de informação dos seus utilizadores. 

Terça-feira Resultados continuam na bolsa nacional

Arrancou, em meados de Abril, a época de apresentação de resultados do primeiro trimestre. E, nas últimas semanas, várias empresas têm prestado contas ao mercado. Esta semana, será a vez da Sonae Capital, na terça-feira, divulgar as contas dos primeiros três meses do ano. Fora do PSI-20, a Glintt revela os seus resultados na sexta-feira. 

Quarta-feira Fed publica minutas da última reunião

Na quarta-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos publica as minutas da última reunião de política monetária, realizada a 1 e 2 de Maio. Neste encontro, o banco central decidiu manter a taxa de referência entre 1,5% e 1,75%. Depois da subida anunciada na primeira reunião de Jerome Powell, os governadores preferiram não elevar novamente o preço do dinheiro, cumprindo a intenção do actual presidente da Fed de fazer uma subida "gradual". Mas a Fed deixou um sinal importante para o futuro ao reconhecer que a inflação está perto da meta, tal como tinha antecipado em Abril.

Quinta-feira Imobiliário nos EUA em destaque

São vários os indicadores económicos que serão conhecidos ao longo desta semana. Em especial destaque estará o sector imobiliário nos Estados Unidos. Na quinta-feira, o Departamento do Comércio divulga a evolução da venda de casas usadas, em Abril. Depois de terem aumentado 1,1% no mês anterior, a estimativa dos economistas é de que se tenham praticamente inalteradas, com o ritmo de compras a aproximar-se dos níveis de 2007. Um dia antes, será divulgada a evolução da venda de de casas novas, também em Abril. Depois de ter aumentado 4% em Março, os especialistas antecipam que recue 2,2%. 

Sexta-feira Protecção de dados entra em vigor
O Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) já está em vigor desde 2016, mas passa a ser de aplicação directa e obrigatória em todos os Estados Membros da União Europeia, a partir desta sexta-feira. Um estudo da Capgemini revelou, na semana passada, 85% das empresas europeias e norte-americanas admitem não conseguir estar prontas a tempo da aplicação destas novas regras de protecção de dados.  
Ver comentários
Saber mais bolsa semana agenda Reserva Federal dos Estados Unidos Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio