Notícia
A semana dia-a-dia: Os juros nos EUA, as eleições na Holanda e os números da Sonae
As decisões da Fed e de outros bancos centrais e as eleições na Holanda serão alguns dos principais focos da semana. Na bolsa nacional, a Sonae divulga os resultados do ano passado.
O Instituto Nacional de Estatística divulga os dados do comércio internacional, relativos a Janeiro. No ano passado, o crescimento das exportações foi o mais fraco desde 2009, apesar de uma recuperação nos meses de Novembro e Dezembro.
Terça-feira Uma bateria de indicadores sobre a economia europeia
O Banco Central Europeu notou melhorias na economia europeia, mas não suficientes para se começar a retirar os estímulos monetários. Na hora de medir a pulsação è economia da Zona Euro, o dia será preenchido. Desde os dados mais detalhados da inflação na Alemanha e em Espanha, até à produção industrial na Zona Euro. A expectativa dos agentes económicos também será actualizada com a divulgação do índice Zew para a Alemanha e para todo o euro.
Quarta-feira Os juros nos EUA e as eleições na Holanda
É, provavelmente, o evento mais aguardado pelos mercados esta semana. O Comité Federal de Mercado Aberto conclui a reunião de dois dias de política monetária, seguido de uma conferência de imprensa de Janet Yellen para explicar as decisões tomadas. Os investidores dão quase como certo que o intervalo da taxa dos fundos federais suba 25 pontos base. Actualmente está entre 0,50% e 0,75%, após a Reserva Federal ter subido os juros no passado mês de Dezembro. Ainda do lado da política monetária, no dia seguinte será a vez dos bancos centrais britânico, suíço e japonês anunciarem as suas decisões.
Dia de eleições legislativas na Holanda, com a eleição a ser vista por alguns analistas como um barómetro para a força dos partidos populistas na Europa. Após ter estado à frente das sondagens, Geert Wilders, do Partido Popular para a Liberdade e Democracia, que tem uma agenda anti-europeia, perdeu terreno nas últimas semanas para o partido do actual primeiro-ministro, Mark Rutte.
Quinta-feira Sonae divulga os resultados de 2016
Depois de ter divulgado os dados preliminares das vendas em 2016, que foram considerados positivos pelos analistas, a Sonae mostra os resultados completos em relação ao ano anterior. A divulgação está agendada para antes da abertura do mercado.
Sexta-feira G20 analisa políticas de TrumpOs ministros das finanças e os banqueiros centrais do G20 iniciam um encontro de dois dias para analisar os desafios das políticas defendidas pela administração Trump para o comércio internacional e para as taxas de câmbio globais. Em foco estará a intervenção do secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e a expectativa de que dê mais detalhes sobre as medidas que Trump quer adoptar.