Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana dia-a-dia: Os juros nos EUA, as eleições na Holanda e os números da Sonae

As decisões da Fed e de outros bancos centrais e as eleições na Holanda serão alguns dos principais focos da semana. Na bolsa nacional, a Sonae divulga os resultados do ano passado.

12 de Março de 2017 às 19:00
  • ...
Segunda-feira Tomar o pulso às exportações portuguesas e as palavras de Draghi

O Instituto Nacional de Estatística divulga os dados do comércio internacional, relativos a Janeiro. No ano passado, o crescimento das exportações foi o mais fraco desde 2009, apesar de uma recuperação nos meses de Novembro e Dezembro. 

Depois de na semana passada ter explicado as decisões de política monetária, Mario Draghi volta a fazer uma intervenção pública, numa conferência em Frankfurt dedicada à inovação e ao empreendedorismo.


Terça-feira Uma bateria de indicadores sobre a economia europeia

O Banco Central Europeu notou melhorias na economia europeia, mas não suficientes para se começar a retirar os estímulos monetários. Na hora de medir a pulsação è economia da Zona Euro, o dia será preenchido. Desde os dados mais detalhados da inflação na Alemanha e em Espanha, até à produção industrial na Zona Euro. A expectativa dos agentes económicos também será actualizada com a divulgação do índice Zew para a Alemanha e para todo o euro.


Quarta-feira Os juros nos EUA e as eleições na Holanda

É, provavelmente, o evento mais aguardado pelos mercados esta semana. O Comité Federal de Mercado Aberto conclui a reunião de dois dias de política monetária, seguido de uma conferência de imprensa de Janet Yellen para explicar as decisões tomadas. Os investidores dão quase como certo que o intervalo da taxa dos fundos federais suba 25 pontos base. Actualmente está entre 0,50% e 0,75%, após a Reserva Federal ter subido os juros no passado mês de Dezembro. Ainda do lado da política monetária, no dia seguinte será a vez dos bancos centrais britânico, suíço e japonês anunciarem as suas decisões. 

Dia de eleições legislativas na Holanda, com a eleição a ser vista por alguns analistas como um barómetro para a força dos partidos populistas na Europa. Após ter estado à frente das sondagens, Geert Wilders, do Partido Popular para a Liberdade e Democracia, que tem uma agenda anti-europeia, perdeu terreno nas últimas semanas para o partido do actual primeiro-ministro, Mark Rutte. 


Quinta-feira Sonae divulga os resultados de 2016


Depois de ter divulgado os dados preliminares das vendas em 2016, que foram considerados positivos pelos analistas, a Sonae mostra os resultados completos em relação ao ano anterior. A divulgação está agendada para antes da abertura do mercado. 

Sexta-feira G20 analisa políticas de Trump

Os ministros das finanças e os banqueiros centrais do G20 iniciam um encontro de dois dias para analisar os desafios das políticas defendidas pela administração Trump para o comércio internacional e para as taxas de câmbio globais. Em foco estará a intervenção do secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e a expectativa de que dê mais detalhes sobre as medidas que Trump quer adoptar.

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi Instituto Nacional de Estatística Banco Central Europeu Zona Euro Alemanha Espanha EUA Reserva Federal Comité Federal de Mercado Aberto Janet Yellen Europa Geert Wilders BCE Trump
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio