Notícia
A semana dia-a-dia: Brexit e tarifas entram em fase decisiva
A semana será marcada por dois dos temas que mais impacto têm tido nos mercados, nos últimos meses: Brexit e as negociações comerciais entre EUA e China. Serão ainda publicados resultados.
O primeiro dia da semana é aquele que tem menos eventos agendados. Ainda assim, a atenção dos investidores deverá estar centrada na publicação de indicadores do outro lado do Atlântico. Esta segunda-feira, será divulgada a evolução dos inventários de retalho, em dezembro, sendo que os economistas consultados pela Bloomberg antecipam um crescimento de 0,4%. Na sexta-feira, será divulgada a confiança dos consumidores, medida pela Universidade de Michigan, em fevereiro, prevendo-se uma melhoria para 95,9 pontos.
Terça-feira Powell discursa no Senado
No segundo dia da semana, as atenções continuam centradas nos Estados Unidos. Está agendado o discurso semestral sobre política monetária do presidente da Reserva Federal no Senado. Jerome Powell vai centrar o seu discurso na evolução da economia, o que acontece depois de ter revelado que o banco central será "paciente" no que toca ao ritmo de subidas de juros.
No plano nacional, a semana continuará a ser marcada pela publicação das contas do último trimestre do ano passado. Para esta terça-feira, estão agendados os resultados da Corticeira Amorim. Na quarta-feira, será a vez da Jerónimo Martins e da EDP Renováveis. E, um dia depois, serão conhecidos os números da Impresa e da Pharol.
Quarta-feira Trump e Kim Jong encontram-se
A semana será também marcada pelo encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Será o segundo encontro entre os dois países e vai decorrer até quinta-feira, 28 de fevereiro.
Quarta-feira Nova votação no Reino Unido
A primeira-ministra britânica, Theresa May, comprometeu-se a apresentar um acordo sobre a saída da União Europeia revisto até 26 de fevereiro. E este será levado a votação na Câmara dos Comuns no dia seguinte, isto é, a 27 de fevereiro. Caso contrário, May prometeu que os deputados teriam a possibilidade de decidir como e o que fazer do Brexit. A data de saída, 29 de março, aproxima-se a passos largos.
Quinta-feira PIB dos EUA abranda no final de 2018
Dois dias depois do discurso de Powell no Senado, será divulgado o produto interno bruto (PIB), dos EUA, no quarto trimestre. A publicação deste indicador foi adiada devido à paralisação do governo, entre o final do ano passado e o mês de janeiro. Os economistas ouvidos pela agência Bloomberg projetam um crescimento de 2,5%, o que representa um abrandamento face à expansão de 3,4% registada anteriormente.
Sexta-feira Terminam as tréguas entre EUA e China
No primeiro dia de Março, terminam as tréguas acordadas entre Estados Unidos e China. Na semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que as conversações estão a evoluir bem e reforçou a mensagem de que no dia 1 de março, a Casa Branca poderá optar por adiar a aplicação de tarifas. Trump desvalorizou o dia afirmando que esta não é uma data "mágica". Os investidores têm vindo a acreditar num acordo.