Notícia
Trichet ajuda euro a cotar novamente acima dos 1,42 dólares
A moeda da Zona Euro está a negociar em alta contra o dólar, depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter dito hoje em Moscovo que a economia europeia está “robusta”, o que afasta um cenário de inversão do ciclo de subidas das taxas de juro.
A moeda da Zona Euro está a negociar em alta contra o dólar, depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter dito hoje em Moscovo que a economia europeia está "robusta", o que afasta um cenário de inversão do ciclo de subidas das taxas de juro.
O euro [EUR] está a valorizar 0,44% e está a cotar nos 1,4208 dólares.
Caso se esta mantenha a tendência, esta poderá ser a primeira sessão desde 1 de Outubro a moeda fecha acima do limiar dos 1,42 dólares.
A contribuir para a valorização de hoje está um discurso feito por Jean-Claude Trichet que, numa conferência em Moscovo, disse que a economia da região está "robusta" e que o comércio externo está " "dinâmico".
As palavras de Trichet afastam um cenário de descida dos juros na Europa. O ciclo de subida dos juros iniciou-se em Dezembro de 2005 e desde então o banco central já aumentou a taxa directora por oito vezes.
Actualmente, a taxa de juro de refinanciamento está nos 4%.
A Bloomberg diz que as perdas do dólar poderão ser amenizadas esta tarde, já que se espera que o governador da Reserva Federal, Randall Kroszner, venha hoje expressar uma maior confiança na economia americana, relativizando os impactos da crise financeira que tem assolado o mercado de capitais.