Notícia
"Testes de stress" deveriam ser repetidos
A comissão que supervisiona o TARP (Troubled Asset Relief Program) informou hoje num relatório que os testes de stress deveriam ser repetidos enquanto os bancos tiverem elevados montantes em títulos de crédito ilíquidos, informa a Bloomberg.
09 de Junho de 2009 às 14:19
A comissão que supervisiona o TARP (Troubled Asset Relief Program) informou hoje num relatório que os “testes de stress” deveriam ser repetidos enquanto os bancos tiverem elevados montantes em títulos de crédito ilíquidos, informa a Bloomberg.
“Mais transparência ajudaria a uma melhor avaliação dos bancos, assim como a restaurar a confiança no sector financeiro”, escreveu a comissão.
O aumento da taxa de desemprego para além de níveis estimados também poderá ser um factor que impulsione uma nova vaga de “testes de stress”.
“Recomendamos que Tesouro siga as previsões macro-económicas (desemprego Produto Interno Bruto e preços das casas) e repitam os testes de stress caso os dados económicos superem negativamente as previsões”, expressa o comunicado.
A divulgação dos resultados dos testes de stress a 7 de Maio causaram algum “alivio” nos investidores depois da entidade reguladora ter anunciado que 10 dos 19 bancos sujeitos aos testes necessitavam de uma injecção de capital no valor de 75 mil milhões de dólares, um valor mais baixo que o previsto.
No relatório, a comissão reforçou o efeito positivo dos testes de stress na confiança dos mercados.