Notícia
Quando a caça ao dividendo não resulta
A estratégia "The Dogs of the Dow" ("Os Cães do Dow"), que consiste em comprar as 10 acções do índices Dow Jones com maiores rendibilidades de dividendos, não conseguiu retornos acima do mercado este ano, segundo a Bespoke Investment Group.
A estratégia "The Dogs of the Dow" ("Os Cães do Dow"), que consiste em comprar as 10 acções do índices Dow Jones com maiores rendibilidades de dividendos, não conseguiu retornos acima do mercado este ano, segundo a Bespoke Investment Group.
Os 10 cães deste ano – escolhidos entre as empresas que pagaram dividendos mais chorudos em 2008 - geraram retornos médios de 11%, contra os 29% de lucros das restantes 20 empresas listadas no Dow Jones e contra o ganho de 23% das 30 cotadas naquele índice industrial, referiu a Bespoke num relatório citado pela Bloomberg e intitulado “Os cães continuam a ser cães em 2009”.
A gestora de activos refere que a estratégia teve resultados abaixo do mercado pelo facto de estar sobrecarregada com títulos de entidades financeiras, que foram bastante afectados pela crise. Os banqueiros de algumas dessas entidades foram ontem apelidados de “gatos gordos” pelo presidente norte-americano, Barack Obama, no programa "60 Minutos" da cadeia televisiva CBS. Gatos gordos esses que diminuíram o desejável lucro dos cães do Dow.
No entanto, segundo Justin Walters, co-fundador da Bespoke, há grandes probabilidades de esta estratégia dos cães do Dow ficar acima do desempenho do mercado no próximo ano, refere a Bloomberg.
Esta abordagem centralizou as atenções de muitos investidores há duas décadas, depois de Michael O’Higgins publicar o livro “Beating the Dow”. O’Higgins escreveu, na ocasião, que os investidores poderiam ganhar dinheiro mesmo que comprassem os títulos com pior desempenho, pois o importante era serem os que distribuíam dividendos acima da média.
Assim, a estratégia é comprar os títulos com maiores retornos de dividendo e mantê-los durante um ano. No final do ano, as acções que tiverem deixado de ser as melhores pagadoras devem ser vendidas e trocadas pelas que entretanto entraram para essa lista. A estratégia falhou em finais da década de 90, quando os títulos “dot.com” dispararam. Em 2008 também ficou abaixo da “performance” do mercado, um ano que assistiu à pior crise financeira desde a década de 30, relembra a Bloomberg.
Nenhum dos 10 títulos do Dow Jones que mais valorizou em 2009 foi identificado como candidato alvo de investimento no âmbito da estratégia dos cães do Dow.
Entre as empresas listadas no Dow que apresentaram as maiores rendibilidades em finais de 2008 incluem-se a General Motors e a AT&T, que este ano registaram as terceira e quarta maiores perdas médias no índice.
Conforme explica o “site” português “Thinkfn”, “a estratégia ‘Cães do Dow’ é sem dúvida um exemplo de uma estratégia contrária simples. Em finanças, um “contrarian” é aquele que tenta lucrar investindo de uma maneira que difere da sabedoria convencional, quando a opinião de consenso parece estar errada.
Ao comprar as acções do Dow Jones com o “dividend yield” relativo mais elevado, o investidor está frequentemente a comprar muitas das empresas em “dificuldades” de entre essas 30 acções. Estes “cães” têm rendimentos elevados não porque os dividendos aumentaram, mas sim porque o preço das acções caiu, salienta o “Thinkfn”.
Comprando repetidamente tais acções, e vendendo-as quando já não satisfazem os critérios, o investidor nos “cães” compra sistematicamente as empresas menos amadas do Dow 30, e vende-as quando estas se tornam de novo populares, conclui a explicação daquele “site” de negócios e bolsa.
Os 10 cães deste ano – escolhidos entre as empresas que pagaram dividendos mais chorudos em 2008 - geraram retornos médios de 11%, contra os 29% de lucros das restantes 20 empresas listadas no Dow Jones e contra o ganho de 23% das 30 cotadas naquele índice industrial, referiu a Bespoke num relatório citado pela Bloomberg e intitulado “Os cães continuam a ser cães em 2009”.
No entanto, segundo Justin Walters, co-fundador da Bespoke, há grandes probabilidades de esta estratégia dos cães do Dow ficar acima do desempenho do mercado no próximo ano, refere a Bloomberg.
Esta abordagem centralizou as atenções de muitos investidores há duas décadas, depois de Michael O’Higgins publicar o livro “Beating the Dow”. O’Higgins escreveu, na ocasião, que os investidores poderiam ganhar dinheiro mesmo que comprassem os títulos com pior desempenho, pois o importante era serem os que distribuíam dividendos acima da média.
Assim, a estratégia é comprar os títulos com maiores retornos de dividendo e mantê-los durante um ano. No final do ano, as acções que tiverem deixado de ser as melhores pagadoras devem ser vendidas e trocadas pelas que entretanto entraram para essa lista. A estratégia falhou em finais da década de 90, quando os títulos “dot.com” dispararam. Em 2008 também ficou abaixo da “performance” do mercado, um ano que assistiu à pior crise financeira desde a década de 30, relembra a Bloomberg.
Nenhum dos 10 títulos do Dow Jones que mais valorizou em 2009 foi identificado como candidato alvo de investimento no âmbito da estratégia dos cães do Dow.
Entre as empresas listadas no Dow que apresentaram as maiores rendibilidades em finais de 2008 incluem-se a General Motors e a AT&T, que este ano registaram as terceira e quarta maiores perdas médias no índice.
Conforme explica o “site” português “Thinkfn”, “a estratégia ‘Cães do Dow’ é sem dúvida um exemplo de uma estratégia contrária simples. Em finanças, um “contrarian” é aquele que tenta lucrar investindo de uma maneira que difere da sabedoria convencional, quando a opinião de consenso parece estar errada.
Ao comprar as acções do Dow Jones com o “dividend yield” relativo mais elevado, o investidor está frequentemente a comprar muitas das empresas em “dificuldades” de entre essas 30 acções. Estes “cães” têm rendimentos elevados não porque os dividendos aumentaram, mas sim porque o preço das acções caiu, salienta o “Thinkfn”.
Comprando repetidamente tais acções, e vendendo-as quando já não satisfazem os critérios, o investidor nos “cães” compra sistematicamente as empresas menos amadas do Dow 30, e vende-as quando estas se tornam de novo populares, conclui a explicação daquele “site” de negócios e bolsa.