Notícia
Publicação dos preços de referência dos combustíveis adiada
No final de Setembro foi garantido que os preços de referência dos combustíveis iam passar a estar disponíveis a partir do final de Outubro. Contudo, isso não aconteceu. E esta sexta-feira o secretário de Estado da Energia explicou que a proposta de metodologia dos preços de referência dos combustíveis será publicada a 14 de Novembro.
A proposta de metodologia dos preços de referência dos combustíveis será publicada a 14 de Novembro no 'site' da ENMC - Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, mas pode sofrer alterações, disse esta sexta-feira, 31 de Outubro, o secretário de Estado da Energia.
"Essa proposta ainda vai a debate técnico e pode vir a ser alterada", explicou Artur Trindade, à margem de um encontro em Lisboa promovido pela associação das eléctricas Elecpor, mas ressalvando que a publicação dessa proposta já pode ter efeitos no mercado.
"Os preços podem ter logo efeito no mercado, apesar de não serem os definitivos", acrescentou o governante, explicando que depois de dia 14 a proposta "vai ser discutida e os operadores podem querer mudança de metodologias".
Os preços de referência dos combustíveis vão permitir aos consumidores avaliar os valores praticados no mercado antes de escolherem o local onde abastecer.
A tarefa da definição de preços de referência vai ficar a cargo da recém-criada ENMC, liderada por Paulo Carmona, que substituiu a EGREP, mantendo as atribuições em matéria de constituição, gestão e manutenção das reservas estratégicas de petróleo bruto e de produtos de petróleo.
Actualmente, os consumidores podem procurar na página da Direcção-Geral de Energia e Geologia os postos de abastecimento mais económicos, por tipo de combustível, bem como o preço médio praticado nos 2.600 postos de abastecimento de Portugal Continental.
No final de Setembro, fonte oficial da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) confirmou à Lusa que os preços de referência dos combustíveis começarão a ser publicados na 2.ª série do Diário da República e na página na Internet da entidade "na última semana de Outubro, como previsto".