Notícia
Petróleo cai com aumento inesperado nos «stocks» de gasolina dos EUA
O preço do petróleo descia 2,08% em Londres, depois das reservas norte-americanas de gasolina terem subido inesperadamente na semana passada, sugerindo que a oferta será suficiente para satisfazer a procura nos próximos meses.
O barril de «brent», ou petróleo do Mar do Norte [CO1], para entrega em Junho, cotava nos 25,46 dólares (28,65 euros) em Londres, enquanto no mercado à vista o preço do petróleo deslizava 1,41% para os 25,94 dólares (29,19 euros).
Em Nova Iorque, os futuros do barril de crude transaccionavam nos 26,06 dólares (29,33 euros), registando uma desvalorização de 2,1%.
As reservas de gasolina dos EUA aumentaram 1,2% na semana passada, registando a maior subida em três semanas e colocando os «stocks» num nível superior em 8,4% ao verificado na mesma altura do ano passado.
Esta subida esteve relacionada com o aumento da actividade por parte das refinarias norte-americanas, que anteciparam desta forma o aumento da procura de gasolina que costuma ocorrer nos EUA com a chegada do Verão.
Por outro lado, as reservas norte-americanas de petróleo em bruto recuaram na semana passada em 318 mil barris, uma quebra inferior aos 3,4 milhões de barris previstos em média pelos analistas.
Os analistas previam que as greves nas petrolíferas que ocorreram recentemente na Venezuela pudessem afectar os níveis dos «stocks», uma vez que aquele país exporta cerca de 20% do seu petróleo para os EUA, mas este cenário acabou por não se verificar.