Notícia
Petróleo abaixo dos 69 dólares com manutenção da produção da OPEP
O preço do barril de petróleo inverteu da tendência de subida verificada no início da negociação, depois do representante do Irão na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter afirmado que a organização não deverá reduzir os seus fornecime
O preço do barril de petróleo inverteu da tendência de subida verificada no início da negociação, depois do representante do Irão na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter afirmado que a organização não deverá reduzir os seus fornecimentos no terceiro trimestre.
Na reunião do próximo dia 1 de Junho na Venezuela, a OPEP deverá manter as quotas de produção inalteradas, afirmou Hossein Kazempour Ardebili, o representante do Irão na organização.
A OPEP tem mantido a sua produção nos 28 milhões de barris por dia, durante os últimos dez meses.
Em reacção às declarações do representante do Irão, o West Texas Intermediate (WTI) [cl1], transaccionado em Nova Iorque recuava 0,94% para os 68,80 dólares, enquanto que o barril de «brent» [co1], negociado em Londres, quebrava a barreira dos 69 dólares, cotando-se nos 68,96 dólares com uma desvalorização de 1,02%.
As afirmações de Ardebili vêm assim acalmar o mercado que tem vindo a recear a possibilidade de escassez da oferta da matéria-prima.
Também a contribuir para a descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais estava o facto do Irão ter indicado que o país está à procura de soluções para resolver o diferendo com os EUA acerca do seu programa de energia nuclear.