Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP avança com novo aumento na produção a partir de Agosto

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) – fornecedora de mais de um terço do petróleo mundial – vai aumentar em 2% a quota de produção da matéria-prima a partir de dia 1 de Agosto, tal como planeado, e provavelmente cancelar a reunião de

15 de Julho de 2004 às 17:18
  • ...

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) – fornecedora de mais de um terço do petróleo mundial – vai aumentar em 2% a quota de produção da matéria-prima a partir de dia 1 de Agosto, tal como planeado, e provavelmente cancelar a reunião de dia 21 de Julho para discutir esta medida, segundo oficiais desta organização.

A OPEP vai para a frente com a decisão tomada em Junho de aumentar a produção em 500 mil barris por dia para 26 milhões por dia, já no próximo mês, disseram governadores desta organização para o Irão e Indonésia em entrevista telefónica à Bloomberg.

O crude valorizou quase 10% este mês em Nova Iorque para os 40,70 dólares por barril, forçando a OPEP a seguir com o aumento de produção que alguns seus membros tinham dito que deveria ser revisto dia 21 de Julho. A OPEP está a produzir petróleo perto do limite uma vez que a procura está a aumentar a um ritmo recorde devido à expansão económica a nível mundial, liderada pela China.

A subida da quota vai acontecer «como o estabelecido, como o previsto», disse Hossein Kazempour Ardebili, governador da organização no Irão à agência noticiosa norte-americana.

Um porta-voz da sede da OPEP em Viena disse que a reunião prevista para dia 21 de Julho estava «quase» cancelada e que um comunicado com essa notícia deverá ser divulgado ainda hoje ou amanhã.

O preço dos futuros de crude, com entrega em Agosto, recuava 0,66%, para 40,70 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex), enquanto o contrato de ‘brent’, com entrega no mesmo mês, deslizava 1,27%, para 38,05 dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio