Notícia
ONU levanta sanções de 13 anos ao Iraque; petróleo reage em queda
O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta tarde uma resolução que põe fim a 13 anos de sanções ao petróleo iraquiano e refoça presença dos EUA e Reino Unido. O preço do crude reagiu em queda.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, aprovou hoje, unanimemente, por 14 votos, a decisão de pôr fim às sanções que há 13 anos vigora sobre o Iraque, nomeadamente sobre as vendas de petróleo deste país.
A resolução hoje aprovada com a ausência do 15º membro do Conselho de Segurança, a Síria, confere às potências ocupantes - os EUA e o Reino Unido - a autoridade para vender o petróleo iraquiano e utilizar as receitas para reconstruir aquela nação até que um governo «internacionalmente reconhecido» possa assumir tal tarefa.
As receitas irão ser depositadas num fundo de desenvolvimento que ficará imune às reclamações de credores até 31 de Dezembro de 2007.
Quem não gostou muito das notícias foram os mercados, que reagiram em baixa, pela primeira vez em três sessões, ao aumento de produção na zona do Golfo Pérsico.
O crude com entrega em Julho caía 2,17%, para 28,42 dólares (24,32 euros) por barril, enquanto o «brent» deslizava 1,64%, para 25,78 dólares (22,06 euros).