Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O engenheiro civil que chegou, viu e venceu o "Jogo da Bolsa"

Jovem de Lisboa estreou-se na competição com o primeiro lugar da classificação geral. Fernando Pereira viu a sua carteira registar uma valorização superior a 400%

O engenheiro civil que chegou, viu e venceu o "Jogo da Bolsa"
07 de Março de 2012 às 11:01
  • 3
  • ...
Engenheiro civil de profissão | Fernando Paulino acredita que se tivesse apostado no sector da construção "não estaria aqui".


Foi a primeira vez que participou na competição promovida pelo Negócios e pela GoBulling. Mas, conseguiu bater os mais de 2.500 inscritos no "Jogo da Bolsa" e viu a sua carteira valorizar mais de 400%. A aposta concentrada em CFD's dos índices de países europeus e norte-americanos ditou esta subida expressiva.

Partindo de uma carteira inicial fictícia no valor de 100 mil euros, Fernando Paulino Pereira socorreu-se "sobretudo de notícias diárias, dos governos" para tomar decisões. Não tendo qualquer formação na área dos mercados financeiros, também acompanhava sites especializados nacionais e internacionais, para avaliar a variação dos activos.

Apesar do interesse que sempre teve pelos mercados financeiros, apenas em 2011 conseguiu participar nesta competição. "Sempre achei um jogo interessante. Noutras alturas cheguei tarde para as inscrições, por vários factores. Desta vez, tive um pouco mais de disponibilidade e resolvi aproveitar", explica Fernando Paulino Pereira ao Negócios.

A primeira participação deste engenheiro civil de Lisboa coincidiu com um período de elevada volatilidade e incerteza, como aquele que se viveu entre Outubro e Novembro do ano passado. Mas, não foi esta conjuntura difícil que travou o desempenho de Fenando Paulino Pereira.
Para evitar perdas, e dada a curta experiência em bolsa, delineou uma estratégia: "inicialmente, não investir uma grande quantidade e, a partir do momento em que estivesse a correr bem a valorização dos activos, comecei a reforçar esse mesmo activo".

O acompanhamento das notícias era diário, ao final do dia, até porque o período em que decorreu a competição foi marcado por acontecimentos como a mudança de governo em Espanha e em Itália. E o vencedor da classificação geral do "Jogo da Bolsa" também aproveitou estes factores.

A aposta recaiu sobre CFD's sobre índices accionistas. "Apostei sobretudo nos países que teriam maior solidez dentro da União Europeia e outros países como os Estados Unidos", acrescentou o engenheiro civil de Lisboa.

Houve também espaço para o investimento em acções. No mercado nacional, as escolhidas foram a EDP e a Galp Energia. "Investi também numa empresa chinesa, mas não tinha grandes conhecimentos e não correu muito bem, pelo que fechei a posição", sublinha Fernando Paulino Pereira. Apesar do cargo que desempenha, optou por não investir em cotadas do sector da construção, já que se assim fosse "não estaria aqui", ou seja, não teria chegado ao primeiro lugar da classificação geral do "Jogo da Bolsa".

No final da competição, a sua carteira obteve uma valorização de 404,87%, o que foi premiado com um cheque-viagem no valor de três mil euros. Fernando Paulino Pereira não exclui futuras participações neste jogo, dependo da disponibilidade que tiver na altura, mas "a partir do momento em que se ganha, não sei se faz muito sentido voltar outra vez."





1º lugar

Engenheiro Civil

Nome: FERNANDO PAULINO PEREIRA
Idade: 29 anos
Profissão: Engenheiro Civil
Valorização da carteira: 404,87%




2º lugar

Bolseiro de Investigação

Nome: Vítor Manuel Carvalho Rocha
Idade: 47 anos
Profissão: Bolseiro de Investigação
Valorização da carteira: 354,56%






Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio